Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 12 > I Semana da Inclusão do Campus Monteiro

I Semana da Inclusão do Campus Monteiro

Realização da I Semana da Inclusão do Campus

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE promovou a I Semana da Inclusão.
publicado: 08/12/2016 10h09 última modificação: 08/12/2016 10h39

campus Monteiro do Instituto Federal da Paraíba realizou através do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE I Semana da Inclusão, entre os dias 07 e 10 de novembro de 2016. A programação contou com palestras, exibição de filmes, momento cultural, oficinas de Braille e Libras.

Na abertura ocorreu oficina de sensibilização com alunos e servidores do campus, com objetivo de mostrar as dificuldades vivenciadas diariamente pelas Pessoas com Deficiência (PcDs). A tarde ocorreu a apresentação do Projeto "Projelógica", do Professor Fábio Sampaio Câmara e em seguida houve exibição e debate acerca do filme "Colegas", cuja temática abordava a Síndrome de Down.

No segundo dia ocorreu oficina de Braille para os alunos do 2º ano do curso IM do campus e em seguida exibição e discussão do filme "Intocáveis", cuja a temática abordava a Deficiência Física. Na parte da tarde ocorreu a palestra "Atuação do Intérprete Educacional no Ensino Médio", ministrada por Francisco Raule de Souza, Intérprete de Libras do Campus Cajazeiras.

Logo em seguida ocorreu palestra ministrada pelas Assistentes Sociais do Campus, Maria Gabriela e Anna Clara, sobre o tema "Políticas Afirmativas". A noite ocorreu a mesa redonda "Necessidade e importância do Feminismo", com participação dos alunos José Luiz e Yasmim Medeiros e da servidora Cícera Carla.

No terceiro dia ocorreu a oficina de Libras "Mãos que falam por nós. Rompendo o silêncio e desvendando a língua de sinais", ministrada por Bruno Câmara e Valdenuza Lucena, Intérpretes de Libras do Campus. Logo em seguida ocorreu a apresentação do filme "O milagre de Anne Sullivan", cuja a temática era a deficiência visual.

Na parte da tarde houve exibição do filme "Como estrelas na terra", cuja a temática aborda a dislexia, com posterior depoimento de Patrícia Valéria e debate com Lidiane Quirino, professora da UEPB/ Monteiro.

Finalizando a programação, ocorreu oficina de Libras, com os alunos do 1º ano do curso de MSI do campus, logos em seguida ocorreu oficina de Braille para o público externo, com a participação da servidora Rafaella Meira Prado.

A tarde ocorreu palestra sobre Relações Étnico-raciais com Maria Janaína, da cidade de João Pessoa, da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana - SEMDH. No período da noite, foi exibido o filme "Histórias Cruzadas", cuja a temática abordava o racismo.

InclusãoInclusão
Inclusão Inclusão