Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 08 > Alunos de Construção de Edifícios fazem visita técnica a Transposição

Alunos de Construção de Edifícios fazem visita técnica a Transposição

Tecnólogos em Construção de Edifícios fazem visita técnica ao Projeto de Integração do Rio São Francisco

Visita técnica ao canteiro de obras da Transposição do Rio São Francisco, Eixo Leste.
publicado: 13/08/2016 17h18 última modificação: 15/08/2016 11h31

Acompanhados pelos professores Cristian Fabrício, Daniela Barreto, Lúcia de Fátima Araújo, Iracira José da Costa, José Herculano Filho, Whelson Oliveira de Brito e a técnica em edificações Janaina Anne Mota Melo, os alunos de Construção de Edifícios, na última quarta-feira (10/08/16), fizeram uma visita técnica ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), no Eixo Leste, entre Monteiro-PB e Sertania-PE.

Assessorados pelo coordenador geral do Eixo Leste Marcílio Lira de Araújos e o engenheiro Vaico Oscar Preto Filho, fiscal do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco), os alunos acompanharam minuciosamente a visita técnica no canteiro de obras da Transposição.

A obra do PISF tem como principal objetivo garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente e consiste na construção de canais, galerias, aquedutos, barragens, estação de bombeamento, túneis, pontes, entre outras obras de arte.

Nos dias 03 e 10 de agosto de 2016 foram realizadas visitas técnicas à obra do eixo leste, situada entre municípios da Paraíba e Pernambuco, contemplando cerca de 90 alunos do Curso de Construção de Edifícios com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e verificar atividades práticas de campo além de conhecer parte da maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Para gerenciar esta obra, primeiramente foi feita a divisão dos trechos em WBS (Work Breakdown Structure) desde a tomada d’água em Petrolândia-PE até Monteiro-PB, onde terá seu destino final no rio Paraíba. E foi a partir do ponto final da Transposição que teve início nossa visita técnica e percorremos o canal até a sexta estação de bombeamento, no estado de Pernambuco. Mas, antes de iniciar esse trajeto, fizemos uma visita à fábrica de pré-moldados, instalada nos arredores de Monteiro-PB, onde são produzidas as peças estruturais do canal fechado, tendo uma produtividade de 40 peças diárias, empregando cerca de 240 pessoas, trabalhando durante 24 horas.

No Eixo Leste a água da transposição deságua no rio Paraíba, enchendo os açudes Poções, em Monteiro, Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e a barragem de Acauã, em Itatuba-PB.

Veja as fotos.