Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Conheça os três projetos do IFPB selecionados para a IV Mostra Tecnológica do XI Connepi

Noticia

Conheça os três projetos do IFPB selecionados para a IV Mostra Tecnológica do XI Connepi

Há inovações desenvolvidas por professores e estudantes de Cajazeiras, Esperança, Santa Rita e JP
por publicado: 21/10/2016 15h28 última modificação: 21/10/2016 15h28

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) contará com a participação de três projetos na IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante a XI edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2016). Este ano, o evento será promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, entre os dias 6 e 9 de dezembro, e contará com a participação de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A Mostra Tecnológica tem como objetivo principal fornecer um espaço para a exposição e apresentação de propostas (produtos, protótipos, processos ou serviços) elaboradas por estudantes e/ou servidores da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os projetos devem ser de caráter tecnológico inovador, preferencialmente com a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade.

Nesta nova edição do Connepi, mais de 20 projetos do Instituto Federal da Paraíba foram selecionados para participarem da apresentação de trabalhos na IV Mostra Tecnológica, e destes, três projetos foram selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) do IFPB para terem a participação de seu representante custeada pelo Instituto.

Órtese para pessoas com trauma raquimedular PROJETO CAJAZEIRAS ORTESE TRM.jpeg

Um dos projetos selecionados foi do Campus Cajazeiras, o “dispositivo mecânico para portadores de trauma raquimedular” desenvolvido pelo estudante do curso superior de Automação Industrial, Lucas Oliveira, e o professor André Fellipe Cavalcante. O objetivo principal do dispositivo é a criação de uma Órtese Mecânica que auxilie portadores de Trauma Raquimedular (TRM). O TRM é uma lesão na coluna vertebral que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autônoma, diminuindo a qualidade de vida. Estima-se mais de 11 mil vítimas anuais.

O objetivo do projeto é auxiliar pacientes portadores de paraplegia de modo que estes consigam se erguer com muletas e permanecer na posição bípede. Quando o indivíduo ficar de pé, o dispositivo travará seu joelho automaticamente e quando este se sentar facilmente será destravado.

“O projeto trará contribuições para a autoestima do paciente e melhorará sua saúde de forma geral. O portador do trauma conseguirá se sentir melhor, terá suas funções fisiológicas melhoradas, uma melhor circulação sanguínea, digestão dos alimentos, desenvolvimento de seu sistema urinário, sem falar no fator social e psicológico”, completou o estudante Lucas Oliveira.

O dispositivo é o resultado de um projeto do Edital nº 21-2016, do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IFPB e conta ainda com a participação do professor voluntário Leandro Honorato e do fisioterapeuta Heber Rolim Meireles. Acesse aqui um vídeo do primeiro protótipo.

Alternativa para economizar água

fechine teca (2).jpg

Outro projeto que irá representar o Instituto é a Torneira Eletrônica Econômica (Teca). Desenvolvido pelo professor do Campus Santa Rita, Francisco Fechine Borges, pelo educador popular Flávio Melo de Luna e pelos estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio em Informática Aristaco Alexandre de Brito Júnior e Jadson de Oliveira Viana, também do Campus Santa Rita.

A iniciativa entra em consonância com a adoção de medidas de redução de consumo e economia de água, especialmente no semiárido. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), os reservatórios da Paraíba reduziram suas capacidades de 51,4%, em setembro de 2012, para 13,1%, em setembro de 2016. Dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp/SP) mostram que ao lavar a louça com a torneira da pia meio aberta, durante 15 minutos, gastam-se de 117 a 243 litros.

Foi pensando neste grave problema de consumo excessivo nas pias das cozinhas brasileiras, que surgiu a ideia da Teca. Com o objetivo de levar para a pia da cozinha o mesmo conceito das máquinas lava-jato, com água pressurizada, criou-se um dispositivo que permite uma economia de cerca de 80% de água, além de promover uma melhor limpeza dos utensílios, economia de detergente e redução do tempo de lavagem. O professor Fechine planeja usar esse dispositivo em conjuntos habitacionais facilitando o acesso da população à tecnologia e para isso não irá patentear sua criação.

O projeto da Torneira Eletrônica Econômica participou este ano da ExpoHap Paraíba. Uma iniciativa do Governo do Estado, através da Cehap, que busca promover o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, em diversas áreas, que possam ser implantadas nas habitações de interesse social construídas no estado. A Teca foi premiada na categoria de projeto mais votado e obteve o primeiro lugar na categoria inventor.

Carregador para bateria estimula atividade física

PROJETO BATERIA CELULAR PALMILHA.jpg

O terceiro projeto que estará representando o IFPB foi desenvolvido pelos discentes do curso técnico de Eletrotécnica do Campus João Pessoa, Larissa Teixeira da Silva, Gabriel de Araújo Lira e Gabriel Teixeira do Nascimento, com o professor Arlindo García de Sá Barreto Neto, do Campus Esperança.

Tendo em vista o desconforto gerado pelo descarregamento constante destes aparelhos móveis e pela falta de locais de fácil acesso para uma possível recarga, a equipe desenvolveu um carregador portátil de baterias para celulares, onde o próprio usuário carrega seu aparelho, por meio de caminhadas. O dispositivo visa contribuir com a geração limpa de energia diminuindo a utilização de energia elétrica. “Com o simples ato de caminhar o usuário estará poupando energia, pois estará ele mesmo produzindo a sua para carregar seu aparelho celular”, afirma o professor Arlindo García.

Através da escolha de componentes básicos, proporcionando um circuito de baixo custo e alta eficiência, o projeto utiliza-se de cerâmicas piezoelétricas, que reagem eletricamente quando deformadas, estas foram aplicadas em uma palmilha de sapato, para que o peso do usuário realize a excitação mecânica necessária. Dessa forma, com ações do dia a dia, como caminhar, correr e dançar, o usuário pode ter uma espécie de “bateria reserva” sempre a sua disposição.

Fruto de uma pesquisa de geração de energia com piezoeletricos, o protótipo é composto pelas cerâmicas localizados na palmilha do sapato, junto com o circuito de melhoria de corrente e tensão. Acoplado a esse sapato têm-se uma power bank que armazena a energia produzida durante o dia. Um projeto simples, de fácil utilização e baixo custo.

As apresentações na Mostra vão ocorrer nos dois últimos dias do Connepi. O Congresso conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Para saber mais sobre o evento, acesse: http://connepi.ifal.edu.br/2016/

Jéssica Soares – estagiária da DGCOM do IFPB