Você está aqui: Página Inicial > Matérias Especiais > Chamadas abertas para intercâmbio em instituições portuguesas

Noticia

Chamadas abertas para intercâmbio em instituições portuguesas

A internacionalização melhora a educação brasileira e contribui para formação da cidadania
por publicado: 04/04/2024 07h06 última modificação: 15/04/2024 16h03

Encontra-se aberta a seleção de estudantes para realização de mobilidade acadêmica em instituições de educação portuguesas, para o ano letivo 2024/2025. O processo é coordenado pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB (Arinter).

Essa ação institucional faz parte da política de internacionalização da educação profissional, científica e tecnológica, do Ministério da Educação, com o apoio do Conif - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O programa de internacionalização da EPT, no Brasil, se constitui em uma série de ações que vão desde o incentivo à realização de intercâmbios estudantis até o ensino de idiomas. A internacionalização é umas das diretrizes da educação do IFPB, conduzida pela Arinter, que trabalha para estabelecer relações e gerenciar acordos de cooperação acadêmica com instituições estrangeiras.

Conforme a professora Mônica Montenegro, coordenadora da Arinter, estão abertas chamadas para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB); Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre); Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD); e Universidade de Coimbra (UC).

Consta, ainda, das informações fornecidas pela Arinter, que o período de inscrição para o IPB e IPVC seguem abertas até o dia 20 do corrente mês. Para o instituto Politécnico de Portalegre, a referida chama vai até 10 de maio; já para as Universidades de Trás os Montes e Coimbra, o período de chamamento é até o dia primeiro de junho.

A responsável pela Arinter esclareceu que a Mobilidade Acadêmica é o processo que possibilita ao estudante matriculado no IFPB cursar disciplinas na instituição parceira e que, após a emissão dos certificados de avaliação final, é feito o aproveitamento de estudos no curso de origem; sendo que a mobilidade poderá ser realizada com a duração de um semestre ou por um ano, permitindo a troca de experiências acadêmicas e culturais em Portugal.

Os estudantes selecionados são dispensados de pagar as mensalidades cobradas pelas referidas instituições. No entanto, devem arcar com a responsabilidade com seguro de viagem e de saúde (PB4), passagens aéreas e visto de viagem. Já em Portugal, devem custear alimentação, reserva de alojamento e material escolar, além de qualquer deslocamento exigido pelo intercâmbio.

A Arinter explica que as instituições parceiras solicitam que os estudantes verifiquem, com atenção, os meios financeiros disponíveis para evitar futuros problemas.

Os interessados devem consultar mais detalhes sobre esses processos no seguinte endereço eletrônico: https://www.ifpb.edu.br/relacoes-internacionais/assuntos/processos-seletivos/2024/chamada-interna-arinter-ifpb-no-02-2024-de-27-de-marco-de-2024

registrado em: