Você está aqui: Página Inicial > Mangabeira > Notícias > 2020 > 11 > Prorrogadas as atividades acadêmicas não-presenciais até 31/12

Noticia

Prorrogadas as atividades acadêmicas não-presenciais até 31/12

Reunião do Comitê de Crise ratifica prorrogação das atividades acadêmicas não presenciais e avalia cenário da pandemia
por publicado: 11/11/2020 14h58 última modificação: 11/11/2020 14h58

Depois de ter aprovado a prorrogação das atividades acadêmicas não-presenciais até 31/12/2020, o Comitê do IFPB responsável pelo enfrentamento da disseminação e combate à Covid-19 reuniu-se por videoconferência nesta terça-feira (03) para avaliar o cenário da pandemia, deliberar sobre o prosseguimento das ações de combate à Covid-19 e também sobre as atividades acadêmicas não presenciais no IFPB. Conduzida pela Pró-Reitora de Ensino Mary Roberta Meira Marinho, a reunião avaliou as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como as ações realizadas pelas áreas de gestão de pessoas e de representação sindical.

De acordo com a Pró-Reitora Mary Roberta, depois de consulta realizada ao Comitê de Crise no último dia 27/10, foi emitida a resolução do Consuper prorrogando as atividades acadêmicas não-presenciais até 31/12/2020. Ainda segundo Mary Roberta, durante este período a PRE esteve envolvida no acompanhamento dos recentes processos seletivos, a exemplo do PSCS e do PSE. A Pró-Reitora destacou o sucesso dos processos seletivos, informando que “o PSCS teve cerca de sete mil inscritos”. 

Na área da pesquisa, a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene Costa, relatou que surgiu na PRPIPG a necessidade de normatizar algumas ações, a exemplo da regulamentação da entrada dos pesquisadores nos laboratórios. “Foi necessário estabelecer um protocolo adequado para os pesquisadores”, afirmou a Pró-Reitora. Além disso, informou que os cursos de pós-graduação estão funcionando normalmente de forma remota. Em relação à PROEXC, a Diretora de Extensão Popular e Rural, Josi Batista, falou que os editais lançados até agora pela PROEXC já somam mais de 200 ações de extensão. “Foi algo muito positivo, pois tivemos mais projetos do que em anos anteriores”, disse a Diretora.

De acordo com o Diretor Geral de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo, apesar da pandemia, todos os processos da área estão devidamente encaminhados, inclusive várias aposentadorias. Para Daniel Vitor, da diretoria da DGEP, foram realizados vários cursos de capacitação para os servidores, alguns especialmente voltados para a realização de aulas remotas. Destacou, ainda, a realização da semana do servidor e informou que na próxima quinta-feira, 39 novos servidores tomarão posse de forma remota.

Para Zuila Kelly da Costa Couto Fernandes de Araújo, do SINTEF-PB, o Sindicato esteve integrado às ações da campanha IFPB Solidário e se prepara para participar de um ato em defesa de um orçamento justo para o IFPB, que deve acontecer na próxima quinta-feira (05).   

Finalmente, o Comitê deliberou sobre a recente publicação da Instrução Normativa Nº 109, do Ministério da Economia, de 29/10/2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal sobre o retorno gradual ao trabalho presencial. De acordo com a Pró-Reitora Mary Roberta, a Instrução Normativa está sendo estudada pelas diversas áreas e, oportunamente, o Comitê poderá se reunir para tomar decisões a respeito. “No momento, recomendo manter o distanciamento social e as demais orientações para preservar a saúde de todos, de modo que possamos atravessar este momento difícil da melhor maneira possível”, finalizou a Pró-Reitora.    

registrado em: