Destaque
XIX SECT do IFPB celebra biomas brasileiros e reforça a importância do coletivo
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa deu início, nesta quarta-feira (11), à XIX Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT). O tema desta edição, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, foi definido nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacando a importância da relação entre meio ambiente, conhecimento e inovação para a formação integral dos estudantes e para a sociedade como um todo.
A abertura do evento teve a apresentação do estudante Ícaro Santos, vencedor do Festival de Intérpretes e Canções do IFPB (Festin 2024). Aluno do 2º ano do Curso Técnico Integrado de Contabilidade, Ícaro encantou os presentes ao piano com clássicos como Prelude op. 28 no. 20 e Ballade no. 1. “Foi incrível! No início eu pensava que teria poucas pessoas, mas ao decorrer da apresentação o espaço encheu de gente e eu não percebi”, disse emocionado o estudante, que estuda música há quase 10 anos.
Organizada pelo Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED), a SECT é um dos eventos mais importantes do campus e tem como objetivo promover a interação entre estudantes, servidores e a comunidade externa, apresentando a diversidade de saberes gerados na instituição. Ao todo, a programação inclui 196 atividades, entre palestras, mesas-redondas, feiras, desafios acadêmicos, mostras e exposições, e contou com quase 2.500 participantes inscritos.
O professor Alysson André Régis Oliveira, chefe do DIPPED e coordenador-geral da SECT, destacou o caráter coletivo do evento. “A SECT vai além dos números, porque tem um sentido pedagógico, educacional e coletivo. O termo que representa nosso evento é a pluralidade. Cada participante, ao abrir a programação, pode se sentir representado”, afirmou. Ele também ressaltou a dedicação de uma equipe de 140 pessoas, entre estudantes, servidores e parceiros sociais, envolvidas na organização do evento.
Presente na mesa de honra, a reitora do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho, reforçou a importância de integrar a ciência e a ancestralidade. “Não podemos esquecer do conhecimento ancestral que traz soluções para tantas questões, principalmente ambientais. Este é um momento histórico importante, e parabenizo todos os servidores e estudantes pelas ações realizadas”, disse.
O diretor-geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, também celebrou o impacto do evento. “A SECT vai além dessa semana; é uma construção que perpassa todo o ano. Quando fazemos um trabalho como esse, conectado com diversas áreas, os esforços culminam em um evento que reflete o trabalho coletivo do IFPB”, afirmou.
A SECT 2024 segue até o dia 14 de dezembro, promovendo o diálogo entre a comunidade acadêmica e externa, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento tecnológico. As atividades reforçam o compromisso do campus com a formação cidadã e a preservação dos biomas brasileiros.
Comunicação, Cerimonial e Eventos