Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2024 > 01 > Estudantes do Campus João Pessoa ganham prata e bronze na 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia

Noticia

Estudantes do Campus João Pessoa ganham prata e bronze na 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia

A equipe formada por três discentes chegou a fase nacional e conquistou medalhas na categoria individual da competição
por publicado: 02/01/2024 09h52 última modificação: 02/01/2024 09h52

Durante a 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia, a equipe do Campus João Pessoa “Bichos Geográficos” foi classificada para a fase presencial da competição. O time é composto pelos estudantes Luan Monteiro, Maria Eduarda Henriques e Mariana Almeida e coordenado pelos professores Aline Soares de Lima e Celso de Araújo. Na fase nacional, as estudantes Maria Eduarda Henrique e Mariana Almeida conquistaram respectivamente prata e bronze. 

A competição é uma iniciativa de valorização da ciência geográfica na escola que promove conhecimento e estimula o interesse de alunos e professores em desenvolver suas habilidades em análises e interpretações dos fenômenos geográficos. A competição conta com uma fase nacional e uma internacional. Os critérios de classificação adotados foram: uma equipe da rede federal por estado, uma rede pública e uma da rede privada. 

A estudante Maria Eduarda, ganhadora da medalha de bronze citou a importância dos professores Aline e  Celso durante a preparação intensa que a equipe manteve para a competição.  “Os dois nos ajudaram com as questões semanalmente e dando todo o suporte e apoio que podiam, tendo em vista que ambos também possuíam suas respectivas cargas horárias”, destacou ao lembrar que as fases foram corridas, com pouco tempo disponível para se encontrar e responder o questionário. 

“Se eu pudesse dizer algo é que sem dúvidas ‘perca de tempo’ é não participar de momentos como estes, que nos elevam de tantas formas e de formas tão únicas. Sempre que houver oportunidade e condições físicas de ingressarem, aproveitem pois os frutos são únicos e eternos”, finalizou a discente incentivando o ingresso de colegas em projetos e competições que podem expandir as experiências dos estudantes.  

A estudante Mariana Almeida, premiada com medalha de prata,  explicou como a classificação da equipe foi importante para os integrantes. “As trajetórias que percorremos para chegar até esse ponto são  exigentes e muitas vezes exaustivas. Então, quando vimos o resultado, um turbilhão de sentimentos nos envolveu e comoveu”. Ela concluiu afirmando que os “sacrifícios” que a equipe fez, como priorizar a Olimpíada, auxiliaram no resultado final.

Quando questionada sobre as contribuições do Campus João Pessoa  nos resultados da equipe, a discente citou a estrutura para os alunos se dedicarem à competição, além dos custos da viagem que uma parte foi financiada pela instituição.

Sobre a viagem para a fase presencial, Mariana comentou que foi importante que ela e os colegas tivessem contato com novas experiências. “É como descobrir um novo mundo, convivendo com a pluralidade a cada instante, descobrindo diferentes pessoas, histórias e abordagens pedagógicas. O coração pulsa mais rápido durante as provas e a tensão fala mais alto, mas faz parte”. A medalhista, relembra da felicidade em receber aplausos das pessoas que conheceu durante a premiação e vê-las recebendo prêmios também. 

“Arrisque participar! Os lugares a que se pode chegar são inimagináveis, muitas vezes só se percebe a profundidade do seu potencial na prática” , finalizou a discente sobre a participação em projetos e competições. 

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: