Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 12 > Alunas do curso de Licenciatura em Química do IFPB são aprovadas em programas de mestrado

Três estudantes foram selecionadas na pós-graduação da UFPE
por publicado: 14/12/2023 15h59 última modificação: 18/12/2023 09h21

Na última seleção de mestrado no Programa Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, três estudantes do Curso Superior de Licenciatura em Química do IFPB Campus João Pessoa foram aprovados. Joyce dos Santos Farias, Evany Mikaelly Cardoso Soares e Girleide Ferreira da Silva também foram bolsistas do Programa de Educação Tutorial - PET Química.

“Tanto o curso de Licenciatura em Química, como o PET Química contribuíram de forma eficaz para o sucesso dessa aprovação. Este resultado vislumbra a importância do IFPB e do programa na formação acadêmica dessas discentes e, além disso, fortalece a notoriedade feminina na área das ciências”, frisou a professora Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, que é docente do curso e tutora do PET Química.

A egressa Joyce dos Santos Farias conquistou o segundo lugar na seleção de mestrado da UFPE. Ela comentou sobre as expectativas com essa aprovação. “Estudar no IFPB foi crucial para a aprovação, principalmente com PET que incentiva constantemente a estudar e aprimorar o nosso currículo. Estou com as melhores expectativas possíveis”, destacou.

Girleide Ferreira da Silva disse que ao saber da aprovação se sentiu grata pelo reconhecimento de seu esforço. "A perspectiva de mergulhar em pesquisas mais aprofundadas e adquirir conhecimentos especializados na minha área de estudo é, sem dúvida, inspiradora”, frisou. Ela comentou que reconhece que o mestrado demanda um comprometimento ainda maior e está ansiosa para enfrentar os desafios com determinação e dedicação.

A egressa do curso de Química também ressaltou que um dos principais diferenciais do IFPB é a qualificação do corpo docente e os recursos educacionais de qualidade. Segundo a ex-aluna, as experiências vivenciadas no PET Química foram essenciais na aprovação, já que contribuíram para o desenvolvimento das competências e conhecimentos necessários para se destacar no processo seletivo.

Já Evany Mikaelly Cardoso Soares, comentou que sempre desejou realizar pós-graduação na área de Química, por isso dedicou-se para aprimorar o currículo e construir a trajetória acadêmica. A expectativa da ex-aluna do IFPB é contribuir nas áreas de sua pesquisa nessa nova fase da vida.

Questionada sobre os diferenciais acadêmicos oferecidos pelo instituto que contribuíram para sua aprovação no mestrado, Evany também destacou o papel importante da sua tutora no PET, Alessandra Marcone, e ao corpo docente. “Seu apoio desde o primeiro período da faculdade até esse momento, todo seu auxílio foi crucial nessa conquista e também a todo o corpo docente da Instituição que me inspiraram durante toda a minha graduação”, afirmou a estudante.

A aprovação desses alunos nos programas de mestrado evidencia, que além do ensino de qualidade, os programas institucionais oferecidos pelo IFPB têm tido um impacto positivo no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

Comunicação Cerimonial e Eventos.