Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 11 > Novembro Negro conta com programação diversificada durante todo o mês

Novembro Negro conta com programação diversificada durante todo o mês

Em alusão ao dia da Consciência Negra, a abertura do evento ocorreu nessa quarta-feira (01/11)
por publicado: 01/11/2023 16h07 última modificação: 01/11/2023 16h07

Com atividades programadas até o dia 25 desse mês, o evento Novembro Negro promete celebrar a memória do povo negro com uma programação diversificada, contando com palestras, mostra de cinema, mesas redondas, apresentações culturais, seminários, excursão, entre outras atividades. Confira a programação completa nesse link.

A abertura do evento ocorreu na tarde dessa quarta-feira (01/11), no auditório José Marques, e teve a presença da reitoria do IFPB, professora Mary Roberta Meira Marinho; o pró-reitor de Ensino, professor Neilor Cesar dos Santos; o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira; e o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI, professor João Edson Rufino.

O coordenador do NEABI disse que a nação brasileira tem uma dívida com os povos indígenas e africanos e que o evento Novembro Negro pretende trazer reflexões para afirmar a as memórias indígena e afro-brasileira. “O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia da morte de Zumbi de Palmares, um dos líderes de quilombos que era sinônimos de resistência. Por isso, o dia 20 de novembro é uma data de celebração da resistência do povo negro. Fazer essa celebração durante todo mês numa instituição de ensino é muito importante”, afirmou o professor Rufino.

Já o diretor geral do Campus João Pessoa comentou que uma das políticas públicas que busca combater o racismo no Brasil foi a instituição da lei de cotas para ingresso em instituições de ensino. “Estaticamente foi confirmado que essa lei promoveu o acesso a camadas da população a educação e que os estudantes cotistas tem evasão menor que os demais”, informou o gestor.

O docente parabenizou a iniciativa do NEABI de ampliar as atividades para além de um dia ou semana e incentivou os estudantes presentes a aproveitarem todas as ações programadas para absorver o conhecimento que será disseminado durante o evento. “Novembro Negro é uma oportunidade para enraizar o conhecimento, além de nos trazer a reflexão sobre o que precisamos fazer para ajudar a combater o racismo na nossa comunidade e sociedade”, finalizou Ricardinho.

Para o professor Neilor Cesar dos Santos eventos que promovem a reflexão sobre o combate ao racismo são fundamentais e por isso ele parabenizou o trabalho realizado NEABI do Campus João Pessoa. O pró-reitor de Ensino reiterou que o IFPB tem buscado avançar em pautas como a institucionalização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas em todos os Campi.

A professora Mary Roberta também parabenizou os organizadores do evento e reafirmou a importância de se buscar uma política que promova a igualdade, uma política que ultrapasse o papel e chegue ao cotidiano das pessoas. “Nosso papel como sociedade é combater o racismo, dar oportunidade iguais, reconhecer o valor de cada um e ajudar que ninguém deve ficar de fora dos espaços de compartilhamento dos saberes”, frisou a reitora do IFB.

“É preciso estabelecer momentos de resistência para aceitar o outro independentemente da cor e etnia”, completou a gestora ao reafirmar a importância do papel dos educadores nesse processo e que é preciso que se multiplique o pensamento antirracista nos espaços educacionais.

Comunicação, Cerimonial e Eventos