Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 11 > Docente e estudante do Campus João Pessoa participam da Jornada Espacial

Noticia

Docente e estudante do Campus João Pessoa participam da Jornada Espacial

O evento ocorreu de 19 a 25 de novembro, no Polo Tecnológico e Espacial de São José dos Campos-SP
por publicado: 30/11/2023 11h11 última modificação: 30/11/2023 11h11

No período de 19 a 25 de novembro, o professor Allysson Macário, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia – NEPA, e o estudante do curso Técnico em Eletrônica Yan Mateus Leão de Lucena participaram da Jornada Espacial, que ocorreu no Polo Tecnológico e Espacial de São José dos Campos-SP.

Durante o evento, foram realizadas visitas técnicas a organizações como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Força Aérea Brasileira (FAB) e Embraer.

Além das visitas, Macário e Yan participaram de mini cursos e oficinas, entre eles: “Interpretando imagens de satélites”;  “Sistemas de posicionamento global”; “Sistema solar em escala de volumes e distâncias”; e “Construção de Plataformas de Lançamento de Foguetes”. E assistiram palestras as palestras “O mundo espacial”, “Clima espacial”, “A era Musk” e “Veículos Orbitais e Lançadores de Satélites”.

O docente e estudantes do IFPB também tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Integração e Testes – LIT, que fica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É um laboratório de ponta, utilizado por outros países para realização de testes. Nele é possível fazer montagem, integração e testes de sistemas e subsistemas espaciais, ensaios de vibração e choque, ensaios de separação, montagem e testes de geradores solares, ensaios térmicos em vácuo, ensaios de interferência e de compatibilidade eletromagnética, controle de contaminação molecular e por partículas dentre muitos outros.

Essa não é a primeira vez que o professor Macário participa do evento, em que os participantes são selecionados pelo desempenho nas Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Mais uma vez o Instituto Federal da Paraíba estava lá dentre as melhores Instituições do Brasil. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós que vestimos de fato a camisa dessa instituição centenária”, afirmou entusiasmado.

“Participar jornada espacial foi uma experiência incrível e inesquecível, onde pude fazer novos amigos e levar aprendizados para a vida”, frisou Yan ao destacar a participação nas diversas palestras e atividades, nas quais teve contato com engenheiros, professores, pesquisadores e especialistas, com quem aprendeu e tirou dúvidas. “Agradeço o apoio do IFPB Campus João Pessoa, toda equipe da OBA e o professor Allysson Macário, pois sem vocês nada disso seria possível”, completou Yan Mateus.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações do professor Allysson Macário

registrado em: