Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 08 > Professores do curso de Design idealizaram materiais sustentáveis para os alunos

Com caixas de papelão, os alunos produzem as pranchetas para estudo
por publicado: 11/08/2023 15h09 última modificação: 17/08/2023 14h51

Com a iniciativa dos professores Aarão Pereira e José Nivaldo, os estudantes do curso de Design de Interiores do IFPB Campus João Pessoa produziram pranchetas A3 com caixas de papelão que seriam descartadas. O modelo inicial foi projetado durante a pandemia, quando as aulas ocorreram de forma remota e houve a necessidade dos alunos possuírem uma prancheta em casa para as aulas práticas. O professor Aarão Pereira, comenta o que incentivou a idealização das pranchetas na pandemia:

“Algumas disciplinas do curso de Design de Interiores são práticas e exige do aluno atividades de desenho técnico e arquitetônico que necessitam de uma prancheta. Eu, juntamente com o professor José Nivaldo, diante da dificuldade dos alunos de executarem desenhos em casa durante as aulas remotas, desenvolvemos uma prancheta A3 de MDF com sistema de réguas integradas que foram produzidas pelo Polo de Tecnologia e emprestadas aos alunos que não possuíam equipamentos em suas casas para executar os desenhos.”

Pensando em reduzir os custos da produção da prancheta e transformá-la em um item de uso particular dos alunos,Prancheta_DI_3_5.jpg Aarão desenvolveu um novo projeto com material de baixo custo e de fácil confecção que além de ser portátil tem regulagem e réguas acopladas. Para confeccionar o novo esboço desenvolvido é necessário: papelão de caixas, uma placa de cartão paraná, cola branca ou de isopor, fita tipo crepe ou Kraft, estiletes, régua e esquadros, além de um elástico para prender as folhas. O professor explicou que as últimas pranchetas foram produzidas praticamente sem custos durante a oficina.

“A matéria prima (papelão) sai praticamente de graça, pois pode ser adquirida em estabelecimentos comerciais através de doação. No caso dessa oficina, utilizamos caixas de computadores que foram instalados nos laboratórios do bloco de Design de Interiores e que seriam descartadas, então estamos de certa forma contribuindo também para o meio ambiente.”

O minicurso para a produção das pranchetas foi oferecido entre os meses de julho e agosto para os estudantes do 1° e 2° período, pela necessidade da prática do desenho técnico com instrumentos. O desejo de Aarão é oferecer também na próxima Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia - SECT e no início de cada semestre. Para que muitos estudantes sejam beneficiados como a Ester Jayanne que no período passado do curso de Design de Interiores teve a oportunidade de conhecer e produzir a prancheta e comentou que sua experiência utilizando a prancheta.Prancheta_DI_3_9.jpg

“Fui aluna dele período passado e quando ele teve a ideia das pranchetas eu acabei descobrindo que a experiência na disciplina ficaria menos eficiente sem a utilização da prancheta A3. Foi trabalhoso o processo de produção, mas ao mesmo tempo interessante e gratificante o resultado final”. Ela também afirmou que é importante permanecer com o minicurso principalmente para os estudantes que estão no período inicial.

Segundo o professor Aarão, a prancheta contribui de forma significativa no processo de aprendizagem do aluno, por ser um equipamento indispensável no auxílio para a execução do desenho técnico tradicional. “Além de não precisar de régua paralela acoplada, as réguas desenvolvidas permitem todas as variações do uso dos esquadros, além de proporcionar a satisfação do aluno de possuir e construir seu próprio equipamento praticamente sem custos”, explicou.

Esse novo modelo de prancheta está em processo de solicitação de patente e o interesse do professor é que o projeto seja divulgado entre todos os Campus do IFPB e facilite a vida dos alunos.

Comunicação, Cerimonial e Eventos