Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 08 > Alunos do IFPB Campus João Pessoa conquistam o 1º lugar na Hackathon - Imagine the Future!

A competição fez parte da programação do evento ImagineLand
por publicado: 01/08/2023 14h12 última modificação: 01/08/2023 14h12

Durante o Imagineland, evento que aconteceu no último final de semana (28, 29 e 30 de julho), alunos do IFPB Campus João Pessoa, conquistaram o primeiro lugar no Hackathon, uma maratona que envolve projetos tecnológicos e inovadores. A competição foi destinada a estudantes do Ensino Superior da Paraíba e contou com a colaboração de diversas empresas privadas, entidades estudantis e governos municipais e estaduais. E tinha como tema principal “Smart Cities”, um conceito que valoriza as tecnologias e inovações para promover a sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades.

Seguindo essa temática, durante a competição Hackathon, a equipe DHS, formada pelos estudantes Leomim Falcão, Kamilly Carvalho, Rafael Chaves (do curso superior de Engenharia Elétrica) e Luan Medeiros e Davi Ryan (do programa Limite do Visível) desenvolveu um protótipo de modelo que simula o funcionamento de Inteligência Artificial (IA) que tem por objetivo otimizar a marcação e as filas de espera de exames junto ao SUS, distribuindo melhor a fila e facilitando os atendimentos e a saúde das pessoas. O participante Leomim Falcão, relatou a experiencia na competição.

"Participar de um evento como esse é um grande desafio e uma grande oportunidade! O tema foi uma surpresa, as equipes eram sorteadas na hora e o tempo era curto. Configurando uma jornada imensa de aprendizado tanto na parte técnica quanto na área pessoal, pois temos que sair da estaca zero e entregar uma ideia inovadora, um pitch e fazer tudo isso com pessoas que nunca vimos na vida. Só posso agradecer como membro da equipe DHS pelo empenho de todo mundo da organização, mentores, jurados, patrocinadores e participantes por serem fundamentais para que o evento pudesse ocorrer de forma tão única, harmoniosa e especial.”, ressaltou Leomim.

O discente também agradeceu ao apoio da instituição e do professor Alysson Macário. “Ressalto o apoio do IFPB-JP e também do professor Allysson Macário pelo incentivo e inclusão dos alunos no evento que se mostrou um grande sucesso, nos fornecendo diversas premiações, aprendizados, conexões e uma vaga direta na edição da Hackathon da NASA que ocorrerá logo mais. ", concluiu Leomim.

Com a conquista do primeiro lugar a equipe agora se prepara para ganhar seus certificados e o prêmio em espécie para o desenvolvimento da ideia.

Comunicação, Cerimonial e Eventos