Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Programa Oficinas 4.0 traz solução tecnológica para comunidades extrativistas de marisco na Paraíba

Noticia

Programa Oficinas 4.0 traz solução tecnológica para comunidades extrativistas de marisco na Paraíba

A partir das pesquisas, foi desenvolvido um protótipo de peneira automatizada
por publicado: 29/05/2023 13h56 última modificação: 29/05/2023 14h28

A terceira edição do programa Oficinas 4.0 apresentou uma nova alternativa de tecnologia social voltada para as comunidades extrativistas de marisco na Paraíba. O projeto, desenvolvido em parceria com a Associação de Marisqueiras e Pescadores do Renascer, do município de Cabedelo, tem como objetivo solucionar os desafios identificados na cadeia produtiva do marisco. Uma das soluções foi o desenvolvimento do protótipo de uma peneira automatizada, compacta e de baixo custo.

Idealizado pelo Mauricio Zorro, do FabLab Inventura do IFPB Campus João Pessoa, o projeto integra ensino, pesquisa, inovação e extensão. O protótipo da peneira foi concebido como parte do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do aluno Elijefferson Gomes Mendes, do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Uma equipe multidisciplinar composta por técnicos e professores do IFPB participou do processo de idealização, conduzindo diversos testes em colaboração com a comunidade atendida, até chegar ao protótipo final.

A peneira automatizada apresenta benefícios significativos para os trabalhadores do marisco, reduzindo o esforço físico envolvido na separação da carne da concha e melhorando a qualidade do produto final destinado aos consumidores. Além disso, a facilidade de manutenção e o baixo custo despertaram grande interesse entre os marisqueiros, que demonstraram disposição para construir ou adquirir a peneira.

Esse projeto, juntamente com outras iniciativas de tecnologias sociais de pequena escala, que estão sendo desenvolvidas e discutidas dentro do grupo do FabLab Inventura, tem contribuído para atender demandas sociais do setor produtivo. Além disso, fortalece a equipe de trabalho e promove a verticalização do ensino, conectando os níveis técnico e superior em diversas áreas do conhecimento no IFPB.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações do professor Maurício Zorro

registrado em: