Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 05 > Campus João Pessoa terá Multicampanha de Saúde e Segurança

Noticia

Campus João Pessoa terá Multicampanha de Saúde e Segurança

Várias atividades estão programadas para os dias 30 e 31 de maio e 01 de junho
por publicado: 26/05/2023 10h37 última modificação: 26/05/2023 14h28

As coordenações de Promoção Social e Qualidade de Vida – CPSQV e de Promoção, Prevenção e Atenção à Saúde (CPPAS) do IFPB Campus João Pessoa estão organizando a Multicampanha de Saúde e Segurança, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho. O evento também conta com a participação do Departamento de Apoio à Administração.

Além de ações de prevenção em saúde, segurança escolar e nutricional, incentivo à doação de sangue, a multicampanha tem como objetivo capacitar servidores e alunos para agirem em caso princípios de incêndio ou em situações de primeiros socorros. Confira a programação nesse link.

Treinamento de combate a princípios de incêndio

No dia 30 será ministrado o treinamento em combate a princípios de incêndio que será realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, que vai mostrar como deve ser a manipulação de extintores e outras ações preventivas. Há duas turmas disponíveis com 50 vagas cada. Para participar da oficina no turno da manhã, inscreva-se no endereço eletrônico: https://suap.ifpb.edu.br/evento/matricula/31/. Para o turno da tarde, os interessados devem acessar o link: https://suap.ifpb.edu.br/evento/matricula/32/.

Capacitação em Suporte Básico de Vida

Em parceria da Escola Técnica em Saúde da UFPB, será realizada a capacitação em Suporte Básico de Vida -SBV, ministrada pela professora da UFPB, Ângela Amorim de Araújo, no dia 31 de maio. As oficinas de primeiros socorros estão atualizadas com as mais recentes diretrizes da Associação Americana do Coração (AHA – American Heart Association) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O objetivo é capacitar servidores, estudantes e terceirizados a realizarem manobras de primeiros socorros em vítimas adultas e pediátricas. Na capacitação serão abordados os seguintes conteúdos: definição sobre suporte básico de vida; causas de parada cardíaca; reconhecimento da parada cardíaca; procedimentos básicos para reanimação: compressão torácica e ventilação; uso de desfibrilador externo automático; prática de reanimação cardiopulmonar; dentre outros.

Com carga horária de três horas, a capacitação ocorrerá para três turmas, uma em cada turno: das 9h às 12h; das 13h às 16h; e das 17h às19h. São oferecidas 50 vagas para cada um dos turnos. Os interessados em participar devem se inscrever para o turno que desejam cursar.

1. https://suap.ifpb.edu.br/evento/matricula/25/ - Manhã

2. https://suap.ifpb.edu.br/evento/matricula/26/  - Tarde

3. https://suap.ifpb.edu.br/evento/matricula/27/ - Noite

 Doação de Sangue

Também estão programadas doações de sangue nos dias 31 de maio e 01 de junho. Na primeira data, uma equipe do Hemocentro fará coleta de doações no pátio. Os doadores que quiserem participar devem se inscrever no endereço eletrônico: https://suap.ifpb.edu.br/evento/matricula/29/. Já no dia 01 de junho, será realizada a caravana de doação de sangue, na qual um grupo de doadores serão levados ao Hemocentro da Paraíba. Os interessados podem se inscrever no link: https://suap.ifpb.edu.br/evento/matricula/30/.

Palestra Segurança nas escolas e avaliação de sinais vitais

O encerramento da multicampanha será no dia 01 de junho, quando a equipe da GEAP irá realizar avaliação de sinais vitais, com a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação nutricional, no hall de entrada. Para finalizar, o evento contará com a participação do coronel da polícia militar, Onivan Elias de Oliveira, que irá ministrar uma palestra sobre Segurança nas Escolas, a partir da abordagem neurolinguística.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: