Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 04 > Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica chega a 100ª defesa de dissertação

Com 10 anos de atuação, o mestrado tem se consolidado academicamente
por publicado: 11/04/2023 12h05 última modificação: 11/04/2023 12h06

Em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPgEE iniciou suas atividades com o oferecimento do curso de mestrado, tendo como principal objetivo formar pesquisadores, docentes e outros profissionais de alto nível, nas áreas de atuação da Engenharia Elétrica. No dia 31 de março chegou a 100ª defesa de dissertação, marco que consolida a atuação multidisciplinar do programa que visa estimular a busca de novos conhecimentos e promover pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

Para o coordenador do mestrado, professor Cleumar da Silva Moreira, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu do IFPB “alcançar a marca de 100 dissertações é motivo de orgulho, pois reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido no programa, para a formação de pesquisadores, especialmente voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico”. O docente destaca que a conquista é fruto do comprometimento do corpo docente e do apoio institucional.

“Ao longo de 10 anos de atuação, o programa vem contribuindo de forma significativa na quantidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas no IFPB. Os resultados das dissertações têm gerado publicações qualificadas em periódicos e eventos nacionais e internacionais, bem como patentes e registros de software”, assim o coordenador do mestrado avalia a atuação do programa.

O professor Cleumar contou que muitos dos egressos do mestrado têm continuado os estudos em programas doutorado e estão atuando no mercado de trabalho, tanto em empresas públicas e privadas, além de estarem atuando na docência. “Temos alunos da primeira turma que hoje estão como professores no IFPB. Durantes os 10 anos o programa vem sempre evoluindo, buscando desenvolver a ciência e realizando aplicações para o mercado”, frisou o docente.Foto 3.jpg

Já o orientador do trabalho, professor Jefferson Costa e Silva, que atua no programa desde o início das atividades, afirmou ser uma satisfação fazer parte da centésima dissertação defendida. “Esse momento mostra a consolidação do nosso mestrado acadêmico, o envolvimento e comprometimento de todos os professores que fazem parte do programa e aumenta ainda mais a responsabilidade e o desejo de crescimento do mesmo através da melhoria de sua avaliação perante a CAPES”, ressaltou.

O trabalho Análise das características de radiação de antenas de Microfita na faixa de 3,5 GHZ utilizando ressonadores com Geometria Matrioska foi apresentado pelo mestrando Álef Huan Pereira Souto, sob a orientação do professor Jefferson Costa e Silva e coorientado pelo professor Alfredo Gomes Neto. A aplicação do estudo está focada na tecnologia 5G. “Nós trabalhamos principalmente na frequência de 3,5 GHz, uma das frequências utilizadas pelo 5G no Brasil. Além disso, o uso das estruturas Defected Ground Structure – DGS é bastante difundido quando deseja-se obter domínio em frequência de estruturas eletromagnéticas”, explicou o discente.

A geometria Matrioska, utilizada no trabalho, foi desenvolvida em 2014 pelo Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado – GTEMA do IFPB e é utilizada em vários estudos desenvolvidos no Instituto. O professor Jefferson disse que os resultados obtidos na análise podem contribuir com “o processo de miniaturização das antenas, sendo muito úteis quando empregados em dispositivos móveis portáteis”.

Foto 2.jpgAlém da pós-graduação, Álef cursou Engenharia Elétrica no IFPB e conta que sempre teve um carinho enorme pelo instituto. “Defender a 100ª dissertação do programa é algo que me deixou bastante empolgado, pois é um marco para o programa. Só tenho a agradecer a todos os professores do PPgEE e ao IFPB por fazer parte de alguns dos melhores momentos da minha vida, sendo fundamental no meu desenvolvimento”, enfatizou o mestrando.

Álef aproveitou para agradecer aos membros da banca, os professores Paulo Henrique da Fonseca Silva, Joabson Nogueira de Carvalho (ambos do IFPB) e Elder Eldervitch Carneiro de Oliveira (UEPB), pelas contribuições importantes para o trabalho.

Comunicação, Cerimonial e Eventos