Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 02 > Realizado I Encontro de Gestão 2022-2026 do IFPB Campus João Pessoa

Noticia

Realizado I Encontro de Gestão 2022-2026 do IFPB Campus João Pessoa

A equipe se reuniu na última sexta-feira (10)
por publicado: 13/02/2023 11h59 última modificação: 01/03/2023 14h06

Com o objetivo de construir o alinhamento da equipe gestora, foi realizado o I Encontro de Gestão 2022-2026 do IFPB Campus João Pessoa, na última sexta-feira (10), no salão da ASSIFPB. O diretor geral Ricardo José Ferreira aproveitou a oportunidade para agradecer cada gestor individualmente pela dedicação ao trabalho no Campus João Pessoa e a disposição em participar da gestão.

“Diariamente estamos sendo colocados a desbravar o desconhecido, por isso espero que nesse encontro possamos começar a cultivar características como: parceria, cumplicidade e união. Meu compromisso com os gestores é me capacitar diariamente para estar junto com vocês na resolução de problemas e na promoção do diálogo”, reforçou o gestor.

IMG_1252.JPG


O primeiro momento do encontro foi dedicado a discussão sobre o processo de planejamento, que foi dirigida pelo professor Márcio Carvalho, coordenador de Planejamento do campus. Ele afirmou que a gestão de qualquer organização deve iniciar com parceria, diálogo e reflexão.

O docente ressaltou que o processo de planejamento deve começar com a reflexão de como podemos contribuir para o crescimento da instituição, de sabermos onde queremos chegar e antecipar os desafios futuros. “A instituição é um organismo vivo e precisamos entender como cada parte desse corpo funciona. Somos uma instituição plural pela complexidade de várias ações que acontecem paralelamente. Por isso é fundamental garantir o alinhamento de gestão”, completou Márcio.

Para o coordenador de planejamento do campus a gestão precisa ter clareza ao definir os objetivos estratégicos da instituição e os gestores devem entender o impacto que o trabalho de cada setor causa na instituição e, desta forma, promover a integração das frentes de trabalho. O professor Márcio destacou, ainda, que é preciso estabelecer as prioridades da instituição e focar nos resultados e nas tarefas. Ele finalizou afirmando que é fundamental promover a transparência com a divulgação das ações desenvolvidas pela instituição.

IMG_1211.JPGNa segunda parte do encontro, o diretor geral apresentou o Plano de Gestão e metas para 2023. O momento também foi dedicado à discussão sobre a definição da rotina de trabalho para a gestão. O professor Ricardo pontuou que o primeiro encontro de gestão deve ser sucedido por encontros setoriais.

A partir das reuniões estratégicas, serão elencadas as demandas setoriais das coordenações, departamentos, unidades acadêmicas e diretorias com a finalidade de aprimorar o atendimento e propor soluções para os problemas apontados. O passo seguinte será a criação de uma lista de prioridades, com base no que as diretorias e departamentos apontarem após as reuniões setoriais. O diretor geral finalizou afirmando que, para que a gestão aconteça de forma efetiva, é preciso escutar a comunidade e fortalecer o sentimento de pertencimento.

IMG_1282.JPG

Ao final do encontro, a chefe do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Dayse Ayres, apresentou a palestra “Por que fazemos gestão?”. A psicóloga organizacional enfatizou a importância de centralizar a gestão nas pessoas, tendo um olhar sensível para o trabalho do outro e a busca por uma integração em que os setores apoiem os trabalhos desenvolvidos em cada unidade.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos