Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2023 > 02 > Campus João Pessoa utiliza mais uma ferramenta de transparência na gestão

Noticia

Campus João Pessoa utiliza mais uma ferramenta de transparência na gestão

Com a utilização da Plataforma Dashboard de Gestão, as ações e serviços da instituição ficarão mais evidentes
por publicado: 23/02/2023 11h19 última modificação: 14/03/2023 13h28

Quando se fala sobre Governança Institucional, o compromisso com a transparência e comunicação das informações dos processos e serviços prestados por uma organização deve ser um dos princípios norteadores da gestão de qualquer instituição. Em instituições públicas, que utilizam de orçamento da união, a transparência deve ser estimulada de diversas maneiras.

Com o objetivo de fortalecer a cultura da transparência, desde o início do mês de fevereiro, o IFPB - Campus João Pessoa está utilizando uma ferramenta de Business Intelligence (BI), para oferecer à comunidade informações relativas à execução do Orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA). A plataforma está disponível na página da Coordenação de Planejamento Institucional – COPLAN, no botão Painéis de Gestão.

Conhecida como dashboard, a ferramenta apresenta de forma clara e objetiva os dados, resultados e metas da instituição. De acordo com o coordenador de Planejamento Institucional do campus, Márcio Carvalho da Silva, "a plataforma representa um salto de desempenho para o campus João Pessoa, pois permite aos cidadãos uma experiência interativa com gráficos demonstrativos que expressam como estão sendo usados os recursos orçamentários do campus”.

Ainda segundo o coordenador de planejamento, a Plataforma Dashboard de Gestão, segue sendo aprimorada para trazer outras informações de interesse da sociedade como ações voltadas ao Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Desenvolvimento Institucional, com dados relativos à gestão de pessoas.

Para o diretor geral do IFPB Campus João Pessoa, professor Ricardo José Ferreira, a iniciativa é uma das prioridades da gestão, que visa "desenvolver o pilar da Governança e Gestão, trazendo mais transparência os dados gerados cotidianamente no ambiente de trabalho, os quais fazem parte das rotinas diárias das equipes tanto administrativas quanto do ensino”.

O professor Ricardo acredita que iniciativas como essas que divulgam dados institucionais auxiliam os gestores nas tomadas de decisões, promovendo melhorias nos indicadores da instituição.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos, com informações do coordenador de Planejamento Márcio Carvalho da Silva