Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 11 > IFPB recebe visita de avaliadores da SETEC/MEC e do IFES

IFPB recebe visita de avaliadores da SETEC/MEC e do IFES

A comitiva veio acompanhar projeto na área de empreendedorismo inovador, com foco na economia 4.0
por publicado: 03/11/2021 11h19 última modificação: 04/11/2021 16h07

Na última quinta-feira (28), o IFPB campus João Pessoa recebeu a visita de uma equipe composta por avaliadores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) para acompanhamento do projeto de pesquisa intitulado “Habitação 4.0 por manufatura aditiva camada a camada - impressão 3D concreto”, no âmbito do edital IFES Nº 05/2020.

Durante a visita, o professor do curso de Engenharia Civil do Campus João Pessoa e coordenador do projeto, Marcos Alyssandro S. dos Anjos, apresentou o relatório parcial, com os desenvolvimentos realizados até o momento para os avaliadores Guilherme Marques Fiorot (IFES), Ronald Roque da Paixão (IFES) e Pollyana de Carvalho (SETEC-MEC).

Durante a visita, houve também roda de conversas, relatos de experiência pelos alunos da equipe e exposição prática da testagem dos produtos, serviços e protótipos. Além do professor Marcos Alyssandro, a equipe de pesquisadores do projeto é composta por: Prof. Ulisses Targino Bezerra e Prof. Walter Macedo L. Fialho (colaboradores); Leonardo de Souza Dias e Marcella de Sena Barbosa (mestrandos). Também há sete bolsistas dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica  e Edificações: Arthur Vinícius Medeiros de Lima (Engenharia civil); Beatriz Medeiros Gomes da Silva (Edificações); Eliaquim Rodrigues Pereira (Engenharia civil); Gustavo Araújo Bezerra (Engenharia civil); José Vinícius Rodrigues Maia (Engenharia civil); Maxwel Pereira Oliveira dos Santos (Edificações/Engenharia civil); Reldry José da Silva (Engenharia mecânica); Rodrigo Santana dos Santos (Edificações) e Thales Saul Dantas Cavalcanti (Engenharia civil).

O professor Marcos Alyssandro avaliou como positiva a visita dos avaliadores, tendo em vista que foi possível mostrar a complexidade do projeto e o esforço dos pesquisadores em manter as atividades, mesmo durante a pandemia.  "Os avaliadores verificaram na prática os produtos e processos que estamos fazendo e puderam ver de perto esse esforço e trabalho, verificando que esse tipo de pesquisa de tecnologia só é possível de ser realizado com o apoio financeiro, em virtude da quantidade de equipamentos e material que utilizamos".

Sobre o Projeto

O projeto “Habitação 4.0 por manufatura aditiva camada a camada - impressão 3D concreto”, em execução desde janeiro de 2021, visa desenvolver produtos e sistema construtivo para construção de habitações através da utilização de software de controle industrial interligado com sistema de pórtico que desliza sob trilhos, tendo acoplado um controlador de projeção capaz de depositar camada a camada um compósito cimentício (concreto ou argamassa) inovador, que pode ser bombeado e extrudado com aderência camada a camada, formando assim um conjunto monolítico (paredes).

Inicialmente, foi desenvolvida uma impressora para concreto (3DCP/IFPB) de baixo custo, com base em outras impressoras 3DCP existentes em pesquisas internacionais. Com aporte financeiro do projeto do SETEC/MEC, os pesquisadores trabalham na construção de uma impressora de médio porte para produção de protótipos em escala real e totalmente automatizada.

“Com a execução deste projeto podemos dizer que essa equipe está colocando o curso de engenharia civil no atual nível mundial da construção 3D concrete printing, já que até o presente momento, os artigos publicados em periódicos internacionais são oriundos de universidade e centros de pesquisas da Europa, com grande participação da Holanda e Inglaterra, além de países como China e EUA”, disse o professor Marcos Alyssandro.

Comunicação, Cerimonial e Eventos