Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 08 > Professor do IFPB colabora na criação da Enciclopédia Discursiva da Covid-19

Professor do IFPB colabora na criação da Enciclopédia Discursiva da Covid-19

Trabalho que traz análise detalhada de termos relacionados à Covid ajuda no combate à desinformação
por publicado: 11/08/2021 10h29 última modificação: 11/08/2021 10h29

Termos como tratamento precoce, fake news, vacina, isolamento social, quarentena e pandemia, invadiram o vocabulário dos brasileiros no início de 2020 por conta da pandemia da Covid-19.Considerando tal contexto um grupo de pesquisadores trabalhou em um material que servisse como uma fonte de credibilidade para consultas pela população em geral.Foi criada então a Enciclopédia Discursiva da COVID-19.O trabalho contou com a participação de representantes de 14 instituições de ensino do Brasil e exterior, entre elas o Instituto Federal da Paraíba.

A enciclopédia é um projeto de extensão e pesquisa ligado à plataforma InformaSUS da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a coordenação dos professores Roberto Leiser Baronas e Fernanda Castelano.“A ideia da enciclopédia surgiu em março de 2020, assim que foi declarado estado de pandemia pela Organização Mundial da Saúde. Na ocasião um grupo de médicos teve a ideia de iniciar o projeto InformaSUS-UFSCar que visa contribuir com a divulgação científica em torno de questões da COVID 19” revela Fernanda.

Segundo o professor Lafayette Batista Melo representante do IFPB, a enciclopédia não foi pensada apenas paraprof Lafayette.jpeg descrever verbetes como em um dicionário, mas mostrar como certas expressões têm funcionado nesta pandemia, como são apoderadas ou negadas por certos discursos e como se ressignificaram neste momento histórico.

O pesquisador do IFPB foi convidado para descrever junto com a aluna do doutorado da UFSCar Mariana Morales os verbetes pandemia e Covid-19.“Observamos que o termo “pandemia” carrega um sentido de negação da realidade e embate que vai diminuindo progressivamente com o uso na sequência dos seguintes termos: gripezinha, gripe, surto, epidemia e pandemia. Descobrimos também como as relações de “Covid-19” com termos mais técnicos como Sars-Cov2 ou mesmo novo coronavírus trouxeram novos significados conforme eram apropriados pelos meios técnico-científicos, midiáticos e finalmente por usos mais populares com novos efeitos de sentido” revela Lafayette. Os dois verbetes podem ser vistos neste link.

Segundo os organizadores da enciclopédia novos verbetes já estão em análise para continuidade do projeto. Nessa etapa serão trabalhadas questões de gênero e sexualidade em contextos sobre produtividade, trabalho, violência e luto. A Enciclopédia Discursiva da COVID-19 pode ser acessada neste link na plataforma do InformaSUS.

Desdobramentos

A enciclopédia já foi divulgada em plataformas no exterior como a Open DiscourseNet Seminar,de Londres, onde teve grande repercussão. Por causa do projeto, professor Lafayette foi convidado para ministrar uma aula sobre “Fake News em diferentes contextos discursivos” – no programa de pós-graduação em estudos da linguagem da UFMT. Outros trabalhos de sua autoria são: Discurso Digital, Tecnologias Discursivas e Cenografia nas Fake News sobre a Covid-19, disponível neste link; e Da gripezinha à pandemia: tensionamentos discursivos em torno da COVID-19 disponível neste link.

Agora professor Lafayette Batista trabalha no desenvolvimento do capítulo de um livro, que deve ser publicado este ano, sobre como a linguística popular se apropria dos novos termos que surgiram durante a pandemia. ”Espero encontrar no IFPB novas parcerias para juntos fazermos pesquisas pela instituição e desvendarmos esses novos fenômenos da linguagem que foram tão acentuados durante esses últimos tempos, sempre com muito estudo e muita ciência.” Concluiu.

*Texto: Heranir Oliveira- equipe DGCOM com a colaboração da ASCOM do IFSULDEMINAS.