Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 05 > Reitoria Itinerante WEB promove diálogo com comunidade do campus João Pessoa

Reitoria Itinerante WEB promove diálogo com comunidade do campus João Pessoa

O evento aconteceu nesta quarta-feira (26), pela manhã e também à tarde
por publicado: 26/05/2021 17h40 última modificação: 16/06/2021 15h58

O Campus João Pessoa recebeu hoje (26), mais uma edição da Reitoria Itinerante, que devido à pandemia de COVID-19 e suspensão das atividades presenciais, está em formato virtual, por meio de webconferência chamada de REITI Web. No turno da manhã o encontro foi realizado para discutir e buscar soluções para solicitações dos estudantes.

O objetivo do encontro foi tratar de assuntos e demandas mais importantes da comunidade acadêmica, por meio da pauta com assuntos apontados e enviados pelos estudantes em consultas realizadas anteriormente. Além da reunião por meio do Google Meet, o encontro foi transmitido pelo canal do IFPB Campus João Pessoa, no Youtube.

A REITI Web começou com a apresentação musical dos estudantes de Instrumento Musical Liriel da Costa e David Wincliss, marcando a participação do segmento discente nas discussões do turno da manhã. Na abertura do encontro, o diretor-geral do campus, professor Neilor Cesar dos Santos, fez a saudação inicial e a prestação de contas referente às ações implementadas após as demandas levantadas pela comunidade na última reitoria itinerante.

“Damos uma saudação especial para os estudantes, desejando que nesse momento possamos ter o estreitamento de laços que possibilitam o diálogo com a equipe gestora do IFPB. Tenho orgulho de participar com vocês na construção de soluções, que contam com o olhar cuidadoso dos estudantes”, afirmou o gestor. Neilor enfatizou a importância do encontro por proporcionar o diálogo para compreender todas as demandas que tem surgido nesse contexto complexo.

O diretor-geral apresentou as ações que foram desenvolvidas no Campus João Pessoa, entre elas: a evolução de vagas nos cursos oferecidas pela unidade; a queda do orçamentária que vem se intensificando; as reformas e ambientação de salas de aulas, laboratórios, ambientes administrativos, unidades acadêmicas e finalização do restaurante estudantil; a melhoria da acessibilidade arquitetônica, com a colação de piso tátil, rampas, etc; o credenciamento como polo Embrapii, melhoria da rede de internet, instalação da usina fotovoltaica; a aquisição de softwares e novos computadores; e a construção da segunda subestação de energia.

“Tudo isso para melhorar o processo de formação dos nossos estudantes”, frisou o gestor ao reforçar que as medidas foram para atender a necessidade do crescimento do campus João Pessoa e pensadas de forma macro para dar suporte a esse crescimento. Segundo Neilor, o próximo passo é olhar para as demandas particulares para que o crescimento seja sustentável.

Já o reitor, professor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes iniciou sua fala ressaltando que a Reitoria Itinerante é um espaço criado para reflexão sobre a dinâmica e funcionamento da política educacional do Instituto. O gestor lembrou que o atual momento é difícil em que a sociedade passa por crises política, econômica e sanitária com a pandemia. “Ousada e corajosa atitude do campus João Pessoa que com pouquíssimos recursos tem apresentado um crescimento, apesar do decréscimo no orçamento”, ressaltou.

No turno da manhã o diálogo com os estudantes tratou de assuntos como a construção do calendário acadêmico, esclarecimentos sobre como os cortes orçamentários estão afetando a política de assistência estudantil, a adaptação das aulas técnicas que precisam de práticas diante da impossibilidade de atividades presenciais, entre outros.

À tarde, foi a vez dos servidores dialogarem com gestores na REITI Web. Após as boas-vindas ao corpo de servidores do campus ofertadas pelo Reitor Nicácio Lopes e pelo Diretor Geral Neilor Cesar, foram iniciadas as discussões sobre os temas enviados pela comunidade: Admissão de novos servidores; Relatório de atividades na pandemia; Atendimento ao público; Carga horária EAD; Admissão de novos servidores e Investimentos em infraestrutura.

Após o debate de cada ponto, o professor Neilor Cesar dos Santos agradeceu os servidores pela participação e, sobretudo, pela dedicação, em tempos de muitos desafios impostos pela pandemia. “A comunidade inteira, de professores, técnicos administrativos e funcionários contratados, deixo a minha gratidão. Fico muito feliz em poder contar com vocês. Vamos construir um caminho para que a gente possa atender as expectativas, os sonhos e a esperança de um retorno seguro”.

O reitor Cícero Nicácio Lopes também fez um agradecimento especial a sua equipe e a comunidade do IFPB campus João Pessoa pelo trabalho que vem sendo realizado, enaltecendo, dessa forma, o papel de todos os servidores públicos do país. “Nós todos somos servidores públicos da União e nosso patrão é o Brasil. Todos nós prestamos serviço com muita honra ao nosso país e aos filhos da pátria. Eu convoco todos a refletir sobre a nobreza do trabalho de cada um de vocês e peço que não nos deixemos abater as conjunturas de adversidades. Vocês são o orgulho da nação”.

Ao final do encontro da tarde, a equipe gestora se reuniu para traçar o plano de ação dos compromissos pactuados entre a reitoria e o campus.

Comunicação, Cerimonial e Eventos