Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 04 > Campus João Pessoa apresenta os resultados da implantação das AENP’s

Campus João Pessoa apresenta os resultados da implantação das AENP’s

O evento foi promovido pela Reitoria, com a participação de todos os campi
por publicado: 13/04/2021 14h38 última modificação: 13/04/2021 15h37

Entre os dias 07 e 08 de abril, o IFPB realizou o I Seminário de Avaliação das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENP´s), com o intuito de mostrar as ações desenvolvidas pelos campi ao longo deste primeiro ano de pandemia. Participaram do evento o Diretor Geral do campus João Pessoa Neilor Cesar dos Santos e a Diretora de Desenvolvimento do Ensino Diana Moreno Nobre.

Professor Neilor começou pontuando as ações de planejamento, implementação e ambientação dos docentes e discentes com relação às AENP’s, realizadas desde julho de 2020. Ao todo, foram cerca de 100 reuniões com a participação de gestores, professores, técnicos administrativos e alunos, para discutir a tomada de decisões sobre planejamento, diagnóstico e execução das atividades não presenciais.

Uma das primeiras ações da gestão foi realizar uma pesquisa junto aos 6.000 discentes, para analisar a familiaridade deles com as novas ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s). A consulta também foi aplicada junto aos 405 docentes, identificando, na época, que cerca de 60% não tinham familiaridade ou nunca tiveram contato com as ferramentas de educação remota.  “E aí se revestiu o primeiro desafio, quais as tecnologias a serem utilizadas? Como temos as ferramentas do chamado “G Suite” à disposição para o IFPB, decidimos pelo Google Classroom e daí seguimos com capacitações, discussões, avaliações, mediações, socializações, orientações e produção de materiais, como tutoriais, cartilhas, manuais, etc.”.

Também foi necessário compreender melhor o nível de vulnerabilidade dos estudantes, para serem planejadas as intervenções de acolhimento e o atendimento das necessidades dos alunos. “A oferta do Programa de Inclusão Digital, de forma emergencial, com a finalidade de proporcionar ao estudante condições de acesso às AENPs, foi um verdadeiro desafio e diferencial”. Mesmo com as limitações orçamentárias, cerca de1.200 alunos foram contemplados com os auxílios conectividade e para aquisição de equipamentos, desde julho de 2020.

Outro destaque, na visão do professor Neilor, consiste numa série de atividades desenvolvidas com foco na preparação dos docentes para as AENP’s, a exemplo de orientações pedagógicas; criação de salas de aula virtuais de apoio; realização de lives e outros eventos que possibilitaram a troca de experiências da EaD e licenciatura com as AENPs, entre outros.

Ao fazer uma análise dos aspectos que precisam ser melhorados, o Diretor Geral do campus João Pessoa pontuou os novos desafios que a gestão tem pela frente. Entre eles, podemos destacar: diminuir a evasão em alguns cursos; dimensionar e planejar melhor a quantidade e a programação da realização de atividades e material avaliativo; disponibilizar ainda mais videoaulas de autoria própria do professor; melhorar o planejamento e ou atendimento dos núcleos de aprendizagem; e fortalecer o trabalho de formação com projetos e atividades integradoras.

Por fim, Neilor fez agradecimento aos servidores do campus, estudantes, pais, e responsáveis pela dedicação e empenho na implantação das AENP’s e pela superação das dificuldades impostas por esse período de pandemia. “Sabemos que enfrentaremos um desafio ainda maior, até que todos sejam imunizados e estejamos aptos a retornar as nossas atividades presenciais, que sempre realizamos com maestria”.

Por fim, a professora Diana também agradeceu o trabalho em conjunto de todos servidores e estudantes do IFPB. “Eu deixo meu muito obrigada a essa verdadeira equipe do Campus João Pessoa, por toda dedicação, união e comprometimento na busca pelos melhores caminhos para o ensino”

Comunicação, Cerimonial e Eventos