Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 11 > SECT 2020: Mostra de trabalho traz resultados de pesquisas desenvolvidas por estudantes do IFPB

Os trabalhos são das áreas de Educação, Arte e Cultura e Integração Escola Comunidade, entre outras
por publicado: 20/11/2020 15h50 última modificação: 20/11/2020 15h50

A  XV SECT, que tem como tema Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira, está sendo realizada no período de 18 e 20 de novembro pela internet. Neste último dia de atividades, aconteceram as apresentações dos resultados das pesquisas desenvolvidas por alunos do IFPB campus João Pessoa.

Os trabalhos são das áreas de: Educação; Arte e Cultura; Qualidade de Vida; Integração Escola Comunidade; Design; Arquitetura e Construção Civil; Inovação e Tecnologia e Gestão e Sustentabilidade.

Uma das pesquisas apresentadas no evento foi o projeto de extensão “Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPB/JP: compreendendo os processos de apreciação musical”, desenvolvido pelas alunas Mayara Santos e Amanda Alice, sob a orientação do professor Italan Carneiro.

A aluna Mayara reforçou que um dos objetivos do projeto é compreender como acontece o processo de apreciação musical, em seus avanços e lacunas, no curso Técnico Integrado em Instrumento Musical, visto que essa prática não recebe a importância devida. “A apreciação musical configura uma atividade de fundamental importância para a formação do aluno, no entanto, ainda não foi incorporada ao currículo” acrescentou.

Essa premissa já pôde ser confirmada, pois na análise dos documentos do curso, como ementas das disciplinas e Projetos Pedagógicos, em sua maioria, a apreciação musical não é citada. Por outro lado, foi percebido que a apreciação musical já faz parte da rotina dos alunos do curso, principalmente antes da execução de uma música.

Em seguida, os alunos Enzo Cabral, de Instrumento Musical e Juliana Oliveira, do curso Técnico em Eletrônica, apresentaram o trabalho “História e memória em tempos de Coronavírus: a utilização das redes sociais pelos idosos do Bairro de Jaguaribe durante a pandemia do novo coronavírus”, sob a coordenação do professor Jivago Correia.

O projeto consiste compreender as mudanças e permanências dos hábitos de cerca de 50 idosos, que moram no entorno do campus João Pessoa, bem como analisar como o uso das redes sociais podem potencializar espaços de interação e socialização. O aluno Enzo acrescentou que “a interação com os grupos de idosos se mostra essencial para entender o impacto da pandemia na vida dessas pessoas, além de contribuir para o registro e preservação da história e memória do bairro”.

A equipe, agora, se prepara para aplicação do questionário junto aos idosos, que deve acontecer entre os meses de novembro e dezembro.

As apresentações seguem até às 17h30 e podem ser acompanhadas pelo Google Meet.

Comunicação, Cerimonial e Eventos