Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 10 > Projeto auxilia micro pequenos empreendedores a superar a crise

Noticia

Projeto auxilia micro pequenos empreendedores a superar a crise

A iniciativa visa a oferta de capacitação e ações de inovação para trabalhadores formais e informais da capital
por publicado: 16/10/2020 11h25 última modificação: 22/10/2020 09h30

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que a pandemia do novo Coronavírus mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% dos empreendimentos do país. E em João Pessoa não foi diferente. Diversos comércios fecharam as portas ou tiveram que se reinventar para manter suas atividades. 

É nesse contexto que nasceu o projeto e extensão que visa auxiliar micro e pequenos empreendedores, cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) da prefeitura de João Pessoa, a superar a crise provocada pela pandemia, através de capacitação e ações de inovação. A iniciativa é desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do curso de Administração, em parceria professores de universidades da Colômbia e de faculdades da capital, além de representantes da prefeitura. 

A professora Fátima Oliveira, coordenadora do projeto, conta que ideia surgiu diante das dificuldades que os comerciantes enfrentam devido ao isolamento social e a consequente diminuição das vendas. “O projeto auxilia uma parte da população de micro e pequenos empreendedores mais carentes a desenvolverem estratégias que os auxiliem a enfrentar as dificuldades, melhorando o gerenciamento e as ações no mercado, evitando que esses possam fechar”, complementou. 

A primeira etapa do projeto, que consiste em identificar dificuldades dos empreendedores durante a pandemia e a necessidade destes de capacitação, foi concluída. Através do levantamento, foi possível verificar que os empreendedores atendidos são, em maioria, trabalhadores informais do comércio e possuem renda inferior a 2 mil reais. 

Uma das metas é propor ações de inovação dentro de seus negócios, sejam estas de produtos, processos, marketing ou gerencial. Para Yanick Oliveira, bolsista do projeto e aluna do curso de Administração, a iniciativa também traz benefícios para a economia da capital. “Entendemos que ajudar os empreendedores locais trará benefícios não só para eles, mas também a todos os pessoenses, tendo em vista que eles também geram emprego e renda para grande parte da população”. 

A próxima fase será a oferta de cursos a distância de Marketing e Vendas, Marketing Digital e Marketing e Inovação, entre outros, de acordo com as necessidades de cada um. “É uma oportunidade para que os empreendedores possam reerguer seus negócios através da inovação e dos conhecimentos adquiridos a partir dos cursos, que serão ofertados no decorrer do projeto”, destacou a bolsista.

Conheça o Instagram do projeto.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: