Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 08 > Programas do governo são apreciados pelo Colégio de Dirigentes

Programas do governo são apreciados pelo Colégio de Dirigentes

Além do PNAE e do Programa Alunos Conectados, Codir discutiu temas de interesse locais
por publicado: 30/08/2020 13h02 última modificação: 30/08/2020 13h02

O Colégio de Dirigentes do IFPB realizou nesta sexta-feira (28) a 25ª reunião extraordinária por meio de webconferência. Na pauta, quatro temas foram discutidos. Dois deles versaram sobre a adesão a programas governamentais: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Alunos Conectados. Além destes, também foi debatido sobre Auxilio Inclusão Digital para Aquisição de Equipamentos e sobre  minuta para o controle de acesso para desenvolvimento de pesquisa. Ainda nesta reunião o colegiado acatou a sugestão do comitê de crises em prorrogar a suspensão das atividades presenciais até dia 30 de setembro.

PNAE, juntamente com os auxílios alimentação oriundos da assistência estudantil, irá garantir a distribuição de cestas básicas aos estudantes do IFPB. Uma chamada interna está sendo elaborada para que os discentes preencham seus dados e os campi possam organizar uma logística de distribuição dos kits alimentação. O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Manoel Macedo lembrou que essa política já era adotada pelo IFPB no formato de distribuição de lanche e quentinhas, ou por meio do fornecimento de refeições restaurantes estudantis. Com a pandemia houve a possiblidade de adequar a oferta por meio de distribuição de kits de alimentação.

O segundo tema abordado pelos gestores foi a adesão do IFPB ao programa Alunos Conectados Vulneráveis da RNP em parceria com o MEC. O programa prevê a distribuição de chips das operadoras Oi e Claro  aos estudantes carentes que não tem acesso à internet para conseguir participar das atividades remotas. De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, os discentes que estão contemplados no edital interno de inclusão digital não poderão acumular os dois benefícios, devendo fazer a migração para o programa governamental, ressalvados as situações peculiares de cada aluno.

O Diretor de TI do IFPB, Fábio Albuquerque, explicou que cada campus deverá enviar a relação de alunos dos alunos contemplados com a conectividade com seu respectivo endereço para que a RNP mapeie e faça a solicitação dos chips às operadoras. O processo será feito via SUAP. De acordo com a DTI, a princípio será disponibilizado 20 giga de dados móveis durante 30 dias. As orientações por parte da DTI serão publicadas ainda hoje (28).

O  Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, afirmou que com a adesão ao programa do governo federal, o IFPB poderá canalizar os recursos que seriam utilizados ao pagamento do auxílio inclusão digital para outras finalidades, a exemplo da concessão de um auxílio para a compra de equipamentos, cujo edital já está em vias de divulgação. Ele ressaltou a preocupação de que nenhum aluno fique de fora do processo de ensino-aprendizagem por falta de acesso à internet.

A política de auxílio para a aquisição de equipamentos foi submetida e aprovada pela Procuradoria do IFPB e será apresentada na próxima semana às assistentes sociais para que sejam enviadas e divulgados nos campi. A ideia é conceder um valor em cota única para a compra do equipamento, que vai variar de acordo com os campi e com a necessidade de cada curso.

A PRPIPG apresentou uma minuta sobre Controle de Acesso para Desenvolvimento de Pesquisa que foi apreciada pelos membros do Codir. O documento normatiza sobre a utilização de laboratórios nos campi para a realização de pesquisas científicas, a continuidade dos pagamentos e também orienta para a continuidade das pesquisas que podem ser feitas de forma remota, garantindo a segurança sanitária dos envolvidos. Os membros do Codir decidiram por amadurecer a discussão da minuta por mais duas semanas.

Por fim o colegiado deliberou pela continuidade da suspensão das atividades presenciais até o dia 30 de setembro.

Informações da Reitoria