Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 08 > Ex-aluno do IFPB é premiado em concurso literário nacional

Noticia

Ex-aluno do IFPB é premiado em concurso literário nacional

“A Flor do Capital” é da autoria de Janielson Araújo, que concluiu Licenciatura em Letras em 2019
por publicado: 06/08/2020 11h41 última modificação: 07/08/2020 10h30

“A Flor do Capital” é o título do poema de autoria do ex-aluno Janielson Araújo, que foi premiado no II Concurso Literário promovido pelo Instituto Federal do Paraná, campus Palmas. Janielson concluiu o curso de Licenciatura em Letras – Português pelo IFPB, em 2019. 

Desde a adolescência, o ex-aluno já escrevia, mesmo que timidamente, textos com viés literário. No entanto, com os conhecimentos adquiridos nas disciplinas Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa, durante o curso, sua escrita poética foi sendo aperfeiçoada e o sucesso no concurso promovido pelo IFPR veio para coroar anos de estudos. 

“Essa conquista é uma das melhores sensações sentidas e difícil para descrever. Quando acessei ao site do IFPR me deparei com o título de minha produção na segunda colocação do concurso, parecia um daqueles papais coruja orgulhoso dum filho que acabara de conquistar algo grandioso. Em meu “Eu” se fazia grande folia como se houvesse aqueles sambas mais alegres tocados dentro de mim. Algo de mágico sentia nesse momento, só quem é escritor e já passou por isso consegue sentir o que descrevo”. 

O II Concurso Literário do Curso de Letras-IFPR/Palmas visou promover produções literárias que contribuem para reflexões sobre o momento de isolamento social e quarentena, a partir de textos como contos, crônicas e poemas. As cinco produções selecionadas de cada gênero serão publicadas em capítulo de livro. Como a publicação ainda não saiu, não há autorização para divulgar o poema. 

Após submeter seu primeiro poema em um concurso literário, ele tomou coragem de mostrar suas produções e enviá-las a outras seleções do gênero. “Espero que em algum deles eu consiga uma nova conquista, pois o sonho de quem escreve é de que a produção seja lida, apreciada. Um poema engavetado é um poema engaiolado, sem liberdade para voar e separado da natureza para chilrear o mais profundo canto”.

Relembrando toda sua trajetória de aprendizagem Janielson faz um agradecimento especial a todos os seus professores, desde os mestres da educação básica aos docentes do curso de Letras, por terem acreditado no talento dele para as palavras. “A vida me apresentou pessoas de valores inestimáveis em minha caminhada. O que tenho para oferecê-las, no momento, é a minha gratidão”. 

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: