Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 08 > Consumo de álcool durante a pandemia será tema de evento

Noticia

Consumo de álcool durante a pandemia será tema de evento

A roda de conversa online acontecerá na próxima quarta-feira (02)
por publicado: 01/09/2020 14h42 última modificação: 01/09/2020 15h25

A quarentena associada à pandemia pelo novo Coronavírus tem originado uma série de riscos à saúde mental, dentre eles o transtorno por uso de álcool. A tensão, a ansiedade e o medo, somados às medidas de isolamento e de distanciamento social, apesar de extremamente necessárias ao combate da transmissão, tem se tornado motivos ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

O consumo de álcool compromete a região cerebral, afetando negativamente o desenvolvimento cognitivo, com prejuízo da memória e do aprendizado, alteração do sono, dano à saúde emocional e social (a exemplo da dependência do mesmo para desenvolver habilidades sociais, condicionando estas ao consumo). Além disso, é um dos comportamentos prejudiciais à saúde mais prevalentes na população, inclusive entre crianças e adolescentes, sendo responsável por 2,5 milhões de mortes a cada ano.

Durante a pandemia de COVID-19, alguns mitos foram criados, como a ideia de que o álcool poderia proteger do contágio do novo Coronavírus. Além disso, especialistas alertam que pessoas que beberem mais álcool durante o isolamento social poderão manter esse hábito e, ao longo prazo, transformarem-se em dependentes. Por outro lado, para os que tiverem um padrão de consumo moderado, a alteração na rotina pode intensificar o uso.

Portanto, é importante ficar alerta aos sinais e procurar ajuda profissional tanto para casos de recaída quanto para aqueles que possam intensificar o consumo, principalmente se tiver algum transtorno psiquiátrico associado.

Pensando nisso, o IFPB Campus João Pessoa promoverá a segunda roda de conversa do projeto desenvolvido pelas coordenações de Promoção Social e Qualidade de Vida/DGDP e de Prevenção e Assistência à Saúde/DAEST. O evento será online, na próxima quarta-feira (2), às 15h. A atividade será realizada por meio da plataforma de videoconferências Google Meet (https://meet.google.com/yrd-hozv-hik ) e quem quiser participar pode se inscrever através do telefone (83) 9.81831282. A roda de conversa vai contar com a presença de profissionais de saúde e psicólogos, que têm vasta experiência sobre o tema.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações da Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida/DGDP e a Coordenação de Prevenção e Assistência a Saúde/DAEST

registrado em: