Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 08 > Alunos do IFPB se engajam em pesquisas que auxiliam no combate ao novo Coronavírus

Na semana do Estudante, veja alguns projetos em desenvolvimento durante a pandemia
por publicado: 12/08/2020 13h02 última modificação: 17/08/2020 10h33

Assim como ações de cidadania, a pesquisa também tem sido um forte aliado na busca por soluções que minimizem os impactos causados pela pandemia. Pensando em ajudar a sociedade por meio do desenvolvimento científico, estudantes do IFPB se engajaram em projetos de pesquisas e, nesses meses de quarentena, continuam atuando de forma ativa.

Isso aconteceu com o grupo de alunos do curso de Engenharia Elétrica formado por Gemison Alves, Maria Isabelle Correia e Nicoly Martins que, coordenados pelo professor Francisco Fechine, estão trabalhando no Desinfectador Micro-UV. A ideia do projeto é utilizar luzes ultravioleta e sucata de microondas para criar uma câmara que sirva para assepsia de objetos pessoais, por meio das luzes UV e, assim, diminuir os riscos de propagação do coronavírus em locais públicos, mais especificamente, no IFPB.

O grupo contou que, desde o início do século passado, a luz UV é usada para inativar germes, para tratamento de água, em diferentes locais onde a esterilização é necessária, como hospitais. Com o desenvolvimento do projeto será possível promover a desinfecção de objetos, trazendo mais segurança para os frequentadores do instituto.

“Fico muito feliz em poder ajudar no combate ao coronavírus. É muito bom poder colocar em prática o conhecimento que eu tive até hoje e, melhor ainda, é saber que esse projeto poderá trazer um pouco mais de segurança para os alunos e servidores do IFPB, quando as aulas voltarem”, comentou Nicoly Martins.

Gemison Alves também disse estar muito feliz em poder usar os conhecimentos científicos para ajudar a comunidade, nesse primeiro momento, e posteriormente a sociedade. “Esperamos boas conclusões do projeto, para que possa não só ser utilizado no nosso campus, mas abranger uma grande parte de locais públicos! Sem contar que está sendo uma experiência e tanto, participar da luta de um vírus, que tanto nos ameaça no decorrer dos dias”.

“Eu, como aluna, consigo perceber que estou trilhando o caminho correto e fico muito feliz em poder estar contribuindo com os conhecimentos obtidos ao longo do tempo em que estou no IFPB”, completou Maria Isabelle Correia, que junto com os colegas e o professor Francisco Fechine estão engajados na pesquisa.

Sanitização de ambientes com uso de óleos essenciais

Quem também está usando a pesquisa científica para contribuir no combate ao coronavírus é a estudante Ana Paula Santos, que cursa Ciências Biológicas, no campus Cabedelo. Ela faz parte de um projeto do professor do campus João Pessoa Maurício Zorro, que busca higienizar superfícies contaminadas com o vírus. Para isso, estão sendo testados três tipos de óleos essenciais que permitam sanitizar superfícies por meio de um sistema automatizado de aspersão em ambientes fechados, como salas de aula ou laboratórios.

A estudante esclarece que a utilização dos óleos é uma alternativa a reagentes químicos, como hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio, que são utilizados para higienizar ambientes, mas podem causar sérias reações alérgicas.

“É satisfatório, fazer parte de um projeto em que os resultados podem apresentar impactos positivos para as pessoas. As instituições de ensino desempenham um papel importante, aplicando o conhecimento científico e dando retorno para a sociedade”, finaliza Ana Paula.

A todos os estudantes do IFPB que buscam uma formação profissional, contribuem com seu trabalho, pesquisa, ações sociais e atuação cidadã para a melhoria da sociedade, nosso reconhecimento e gratidão. Vocês são a razão da existência do Instituto Federal da Paraíba.

Comunicação, Cerimonial e Eventos