Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 08 > Ações de solidariedade se espalham no IFPB durante a pandemia causada pelo novo coronavírus

Doações de cestas básicas e produção de itens de higiene e limpeza aumentam
por publicado: 10/08/2020 15h56 última modificação: 10/08/2020 15h56

Solidariedade, de acordo com o dicionário “Sentimento de amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que impele o indivíduo a prestar-lhes ajuda moral ou imaterial”. Foi com base nesse princípio que uma corrente do bem tem se formado no IFPB, com a ajuda de parceiros, para combater os efeitos causados pela pandemia da Covid-19. Nos últimos quatro meses várias ações têm sido comemoradas.

Sem a realização de aulas presenciais desde o dia 16 de março, o IFPB se preocupou em não deixar a comunidade acadêmica desassistida, nem tão pouco a comunidade externa. A mobilização social uniu diversos setores dos 21 Campi do Instituto através de iniciativas exitosas por meio da ciência e tecnologia.

O resultado é a doação de 27 toneladas de cestas básicas, confecção de 22.100 máscaras de tecido, distribuição de 5.300 face Shields e produção de mais de 2.700 litros de álcool (glicerinado,gel e 70%) além de itens de higiene e limpeza, entre outros. Os materiais beneficiaram famílias de estudantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.

Confira aqui o quadro detalhado de ações na área do Litoral

Veja aqui o quadro detalhado de ações na área da Borborema

Confira aqui o quadro detalhado de ações na área do Sertão

A campanha IFPB Solidário, criada para levantar fundos para a compra e doação de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, contabiliza 27 toneladas de mantimentos. Desde maio quando as entregas começaram a ser feitas as doações têm crescido. De maio para junho o aumento foi de 17,65% e de junho para julho chegou a 23,34%.

Para Aguinaldo Tejo, membro do Comitê de Crise, o aumento nas doações representa mais esperança e fraternidade para as famílias que se encontram numa linha de pobreza inadmissível. ”Como os cenários econômico e de pandemia ainda são muito caóticos, convidamos os servidores do IFPB e demais pessoas a continuarem abraçando esta campanha, precisamos da ajuda de todos”. Veja neste link informações sobre a Campanha IFPB Solidário e como colaborar.

O reitor Nicácio Lopes explicou que logo que a pandemia se estabeleceu, o IFPB refletiu sobre o seu papel e decidiu agir em duas frentes: primeiro de profilaxia, através da mobilização de professores e estudantes para a produção de insumos para a prevenção da saúde; a outra frente foi a da segurança alimentar. “Estes resultados nos deixa muito felizes, a intenção é cumprir nosso papel social e vamos intensificar cada vez mais esta ação” concluiu,

Estudos científicos mostram que ajudar os outros impulsiona a felicidade. Ao agir em prol do outro o corpo libera oxitocina, um hormônio que ameniza as emoções negativas, gerando uma sensação de bem-estar e ativando os centros de recompensa do cérebro. Num momento como este que passamos, onde a pandemia causa estragos na saúde mental e social, nada melhor do que estimular a solidariedade.

Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

Arte: Luzivan Silva- programador visual do IFPB