Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 04 > Projeto Ninho oferta acolhimento psicossocial para servidores

Noticia

Projeto Ninho oferta acolhimento psicossocial para servidores

Para participar, é preciso realizar agendamentos entre os dias 08 e 30 de abril, via whatsapp
por publicado: 08/04/2020 16h09 última modificação: 14/04/2020 13h11

O bem-estar mental e social das pessoas em isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus tem preocupado as autoridades e pesquisadores em saúde em todo mundo. O fato é que problemas sociais e de comprometimento mental que tem afligido e causado adoecimento em diferentes níveis.

Nesse contexto, a atenção psicológica tornou-se fator de proteção para a saúde mental de todos, estejam na condição de portadores da comorbidade ou de amigos e familiares de pessoas com a COVID-19, ou aqueles que estão sensibilizados direta ou indiretamente com a situação, demonstrando sintomas de ansiedade, agravados pelo medo/pânico e isolamento social. No que diz respeito às questões de ordem social tem sido comum observar: estranheza e ou desestruturação no ambiente familiar, relações de trabalho e pessoais comprometidas, vícios no isolamento, dúvidas com relação aos direitos sociais do trabalho ou a processos de saúde, entre outros.

Por conta disso, o Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, através do Programa de Promoção Social e Qualidade de Vida lançou o "Projeto Ninho". A proposta consiste em prestar escutas e atenção básica, de cunho preventivo e especializado, em Psicologia e Assistência Social, aos servidores que tenham interesse, em razão de estarem enfrentando dificuldades nesse período, conforme as situações previstas abaixo:

Atenção Psicológica - Ansiedade e seus efeitos psicossomáticos; Medo / Pânico; Isolamento/distanciamento Social e seus efeitos; Efeitos das Incertezas e indefinições; Processos de elaboração do luto

Atenção Social Básica - Relações de Trabalho; Saúde do Trabalhador e de sua Família; Direitos Sociais; Integração Familiar / Desagregação Familiar; Relações Pessoais Abusivas; Orientações sobre atendimento Covid-19; Adicção no Isolamento.

O trabalho será ofertado em sistema de plantão, mediante atendimento diário no horário de expediente das profissionais responsáveis pelo projeto. Serão destinados, diariamente, duas horas para o atendimento social e duas horas para atendimento psicológico, sendo 4 atendimentos por dia, dentro da possibilidade remotas de cada profissional.

Para participar, é preciso realizar agendamento via whatsapp através dos números: (83) 98185-5682 (Psicóloga) e (83) 98183-1282 (Assistente Social), no período de 08 a 30 de abril, das 08h às 12h e das 13h às 17h, ou enquanto durarem as medidas de isolamento social.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos com informações 

registrado em: