Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 11 > Estudantes do IFPB integram equipe vencedora da Hackathon Softcom 2019

Noticia

Estudantes do IFPB integram equipe vencedora da Hackathon Softcom 2019

Nicoly e Laís são alunas do curso técnico em Informática do campus João Pessoa
por publicado: 07/11/2019 14h59 última modificação: 11/11/2019 15h33

A Softcom organizou, nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, uma maratona de tecnologia. O objetivo era apresentar ideias, soluções e melhorias para ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas. Como desafio estava a elaboração de uma proposta que fizesse com que as vendas aumentassem, as empresas participassem da transformação digital, se comunicassem melhor, usando mais tecnologia.  

Durante 30 horas seguidas, cerca de 120 participantes desenvolveram suas propostas e apresentaram para uma banca de jurados. Ao final das apresentações, a equipe vencedora foi a “Extranetáqueos”, composta por Laís Maria e Nicoly Almeida, (estudantes do curso Técnico em Informática - IFPB) Álvaro Vasconcelos (co-funder comunidade Flutterando), Elayni Franco (estudante de Engenharia de Computação - UFPB) e Renato Soares (professor de empreendedorismo e marketing da Área Técnica da ECIT-JP. 

Ontem (06), aconteceu a entrega da premiação de 10 mil reais ao grupo, por ter conquistado o 1º lugar da competição. Os participantes foram recebidos pelo diretor e proprietário Softcom, Renato Rodrigues. Segundo o CEO, a equipe fez uma apresentação assertiva e precisa da ideia proposta. “Os desafios foram vencidos por um grupo de pessoas competentes, que colaboraram, se engajaram, mostraram o espírito de trabalhar em grupo e apresentaram soluções simples podem gerar grandes resultados”, frisou. 

Ele também afirmou que os avaliadores se surpreenderam com a atuação, conhecimento e características pessoais e acadêmicas das duas estudantes do Instituto, participantes da equipe vencedoras e alunas do Ensino Médio. “A maneira como o IFPB forma seus estudantes, consolida cada vez mais a instituição como referência em formação de talentos e pessoas de valor” ressaltou. 

O mentor da equipe e professor do IFPB, Márcio Ugulino, ficou impressionado com a potencialidade do grupo, pois o nível dos participantes do evento foi muito alto. “A competição tinha profissionais de mercado, concorrentes de universidades de Pernambuco, Campina Grande, Rio Grande do Norte, donos de empresas de fábricas de software e funcionários da própria empresa, ou seja, pessoas muito experientes. Foi um feito incrível termos conseguido”.  

Nicoly Almeida participou da sua primeira hackathon ano passado, durante a semana de ciência e tecnologia do campus João Pessoa, entretanto, sabia que o desafio seria infinitamente maior. Ela conta que os conhecimentos que adquiriu no IFPB sobre o uso da ferramenta Canvas para planejamento e gerenciamento negócios e do Elevators Pitch para apresentações, foram diferenciais para sua atuação como gerente do grupo. “Estamos muito felizes! Foi uma grande surpresa, pois a equipe foi formada aleatoriamente, com alunas que ainda estão no técnico”, contou Nicoly. Depois do excelente desempenho na competição, a estudante  foi convidada a fazer um estágio na empresa e o projeto da equipe pode fazer parte da incubadora da Softcom. 

Laís Maria, que desempenhou a função de designer no grupo, disse que essa vitória representa uma grande conquista, certamente, mas que a experiência de participar da Hackathon é a recompensa mais valiosa. “ A melhor parte foi ter conhecido tantas pessoas, tantas ideias, conhecer um pouquinho mais da Softcom e ter me divertido tanto. Mesmo que minha equipe não tivesse ganhado o prêmio, ainda sim teria sido uma experiência sem igual, por que agregou muito a mim, me proporcionou um crescimento pessoal tremendo, e isso, não tem preço”.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: