Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 10 > Atividades práticas e ciranda de palestras movimentaram o segundo dia da XIII SECT

Também foi aberta a mostra permanente de trabalhos acadêmicos
por publicado: 25/10/2018 12h36 última modificação: 26/10/2018 16h46

A programação do segundo dia da XIII Semana da Ciência e Tecnologia do campus João Pessoa começou com a Ciranda de Palestras, que teve como tema central “O Poder da Vulnerabilidade”. A conversa aconteceu no auditório José Marques, no horário das 8h às 12h.

No espaço para debate, projetos das áreas de turismo sustentável, empreendedorismo, psicologia foram debatidos com a comunidade, através de apresentações de Rossana Figueiredo, Luciana Balbino, Esdras Matheus e Márcia Viana.

A professora Márcia trouxe relatos da experiência do projeto “Lixo é Arte: transformando rejeitos em arte povera”, desenvolvido por alunos do curso de Técnico em Controle Ambiental. A aluna Barbara Pontes contou que, inicialmente, a ideia era coletar lixo no trecho da praia do Bessa conhecido como Caribessa e transformá-lo em arte, mas o projeto foi ampliado e envolveu ações educacionais e sociais. “A gente já fez atividades na creche Risomar, realizou um Sarau poético e também plantações de mudas”. A professora Márcia finalizou enfatizando que a proposta da extensão é essa, transformar vidas.

No corredor de acesso ao pátio do campus João Pessoa, pesquisas da área de Design abriram a mostra permanente de trabalhos acadêmicos. Um deles, trata-se de um anteprojeto de sala de aula sob a ótica da inclusão. O modelo, desenvolvido pelo aluno João Gabriel Nunes, do curso Tecnologia em Design de Interiores, com orientação da professora Silvana Chaves Queiroga, traz uma nova formatação estimulante e dinâmico, que possibilitasse diferentes interações e formatações.

À tarde, a programação contou com diversas atividades práticas, como minicursos e mostras de produtos, marcas e processos. Na oficina de produção de cosméticos, coordenada pela professora Fátima Vilar, os participantes conheceram os processos químicos necessários para fabricar sabonete, perfume, pomada de cânfora, sachê perfumado e aromatizadores, além de aprenderem os métodos de segurança adotados na manipulação dos materiais. O professor Cícero Demétrio mostrou na prática como construir poliedros convexos a partir de palitos de churrasco e cola quente, através de minicurso. A atividade, na ótica do professor, traz vantagens didáticas que auxiliam no ensino da geometria. "Se eu simplesmente apresentasse a figura e informasse as características, ele teria como visão muito superficial, a partir do momento em que eles constroem, não esquecem mais".

À noite, a programação continuou com os minicursos: Planilhas Orçamentárias; Negócios de Impactos Sociais e Gestão Financeira em Eventos.

Comunicação Social do campus João Pessoa