Alunos do IFPB se classificam para etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica
Ao todo, 24 alunos de cursos integrados e superiores conquistaram medalhas na fase regional
Cinco equipes formadas por alunos do campus João Pessoa conquistaram excelentes resultados no Torneio Juvenil de Robótica, fase regional, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em João Pessoa. No total, foram 10 premiações, sendo três primeiros lugares.
A equipe Brazucas, formada pelos alunos Victor Emmanuel, Pollyana Porto, Samuel Henrique e Alisson Lucas conquistou o primeiro lugar em duas modalidades: Resgate no Plano - Nível 4 e Resgate de Alto Risco - Nível 4.
A equipe IFPB-Alpha conseguiu o primeiro lugar na modalidade Viagem ao Centro da Terra – Nível 3. O grupo é formado pelos estudantes Yuri Monteiro, Petrus Pierre, Ádisson Matheus e João Rafael.
A equipe IFPB-BReBot composta pelos alunos Abimael Rocha, Alysson Mendes, Eduardo Loureiro e Júlio Cesar Coêlho, conquistou a primeira colocação na modalidade Viagem ao Centro da Terra - Nível 4.
O segundo lugar na modalidade Cabo de Guerra - Nível 3 ficou com José Carlos, Wendson Nascimento e Adriel Amir, da equipe IronMan. A equipe 83, formada por Gianlucca Leonardo e Talita dos Santos conseguiu o segundo lugar na modalidade Cabo de Guerra – Nível 4.
Ao todo, 24 alunos de cursos integrados e superiores se classificaram para etapa nacional, que será realizada no campus João Pessoa, no período de 31 de novembro a 02 de dezembro. Todos os alunos fazem parte do Grupo de Robótica Educacional Livre (GREL), coordenado pelos professores Thiago Carvalho e Robério Paredes. O intuito do GREL é promover ações de divulgação e viabilizar a participação de alunos e servidores em competições de robótica. "Nosso principal objetivo não é ganhar as competições e sim, estimular nos alunos o interesse pela robótica, para que eles consigam colocar em prática o que estudam em disciplinas como matemática e física. Esses resultados foram os melhores dos últimos anos, tendo em vista que o nível está aumentando e os estudantes estão cada vez mais participativos".
O aluno Gianlucca Leonardo, do terceiro período do curso de Tecnologia em Automação Industrial, participou de uma competição de robótica pela primeira vez. Membro da equipe 83, o estudante espera repetir os bons resultados no torneio nacional. "Eu fui com o intuito de adquirir experiência e acabei ficando em segundo lugar na minha categoria. A experiência foi ótima e espero conseguir também na fase nacional".
O Torneio Juvenil de Robótica é um dos maiores eventos gratuitos de robótica da América Latina. Ocorre desde 2009 e destina-se a difundir a Robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior. A competição tem inúmeros desafios, planejados para o estudo e desenvolvimento da robótica para robôs autônomos.
Comunicação Social do campus João Pessoa

