Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 09 > UFPB e IFPB realizam o XXII Congresso Brasileiro de Automática

UFPB e IFPB realizam o XXII Congresso Brasileiro de Automática

Professores de Engenharia Elétrica do Campus JP participam da organização e estudantes atuam como voluntários do evento
por publicado: 10/09/2018 20h59 última modificação: 10/09/2018 20h59

Em sua 22ª edição o Congresso Brasileiro de Automática está sendo realizado em João Pessoa desde domingo (09) até o dia 12 deste mês, no hotel Tambaú. O CBA é um dos maiores eventos da área de Engenharia Elétrica e neste ano foi organizado pelo Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis  da UFPB e pela Sociedade Brasileira de Automática/IFAC, com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

O evento conta com cerca de 950 participantes, entre estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais de vários países e regiões do Brasil. Durante o CBA serão apresentados 847 trabalhos nas Sessões Orais e Sessões em Pôsteres. Também fazem parte da programação minicursos, plenárias e mesas redondas.

Para um dos organizadores gerais do congresso, o professor da UFPB Euler Macêdo o evento trará visibilidade para a área de Engenharia Elétrica da Paraíba. O evento também está intensificando e consolidando a parceria institucional entre a Universidade Federal da Paraíba e o Instituto Federal da Paraíba,  ao mostrar a capacidade das duas instituições de realizar eventos de grande porte.

“O IFPB contribuiu principalmente com a participação dos professores e alguns alunos como voluntários. Como nossas instituições têm o mesmo objetivo, que é a formação de nossos alunos de forma eficiente, isso nos fez unir forças”, revelou o docente da UFPB. Além da colaboração dos professores do Campus João Pessoa no Comitê Técnico, o organizador do CBA 2018 destacou a atuação do IFPB na parte de logística, transporte e no financiamento de alguns materiais utilizados para a realização do congresso.

“Agradeço a colaboração e a parceria institucional do IFPB e desejo que cada vez mais nós possamos traz melhorias e sermos conhecidos como sendo centros de excelência na formação de mão de obra técnico especializada”, frisou Euler Macêdo.

Os professores do Campus João Pessoa Ademar Gonçalves, Edgard Lopes, Álvaro Maciel, Thiago Batista e Cleumar Moreira participaram ativamente da organização do CBA 2018. Outros docentes do IFPB também estão envolvidos nas coordenações das sessões orais e de pôsteres. O congresso também conta com o trabalho de dez estudantes voluntários do Curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa.

Um desses voluntários é Adriano Soares que viu no Congresso Brasileiro de Automática mais uma oportunidade de se aprofundar na área que pretende seguir, seja trabalhando ou fazendo mestrado ou doutorado. O estudante disse que esse tipo de evento gera uma grande motivação para quem participa. “Estou estudando controle adaptativo e no IFPB não temos muitas pesquisas nesse assunto. Mas durante o evento tenho visto diversas aplicações que podem ser aproveitas e melhoradas no ensino do IFPB pelos próprios alunos”, comentou.

No CBA 2018, oito trabalhos realizados por servidores e estudantes do IFPB, de forma direta ou em colaboração com outras instituições, serão apresentados nas sessões orais e de pôsteres.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa