Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 09 > Estudantes e professores do Campus JP apresentam trabalhos no CBA 2018

Estudantes e professores do Campus JP apresentam trabalhos no CBA 2018

O Congresso Brasileiro de Automática está sendo realizado em João Pessoa desde domingo e se encerra amanhã (12)
por publicado: 11/09/2018 12h23 última modificação: 11/09/2018 12h32

A 22ª edição de um dos maiores eventos da área de Engenharia Elétrica, o Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2018), recebeu quase 850 trabalhos que serão apresentados nas sessões orais e de pôster até o dia 12, no hotel Tambaú. Trabalhos de pesquisadores do IFPB Campus João Pessoa também fazem parte da programação de apresentações.

Na manhã de hoje (11), o estudante de Engenharia Elétrica Allan Alex de França apresentou, em forma de pôster, o trabalho: “Projeto de controladores PI/PID discretizados para velocidade angular de um robô móvel com tração diferencial”. A pesquisa foi produzida em conjunto com a estudante Sammara Raquel Vilar e orientada pelos professores Lincoln Machado e Ademar Gonçalves.

O trabalho foi desenvolvido com base na Teoria do Controle e elaborado no Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (Linsca) do Campus João Pessoa, com o objetivo de tentar controlar a velocidade de um robô. “Nós aplicamos a Teoria do Controle, modelamos o sistema, aplicamos os controladores PI e PID nas rodas e conseguimos controlar a velocidade linear das rodas”, conta Allan

A ideia é conseguir fazer com que o robô se locomova de forma alinhada e ter um controle melhor do deslocamento dele, para evitar colisões. Segundo Allan, o trabalho pode ser implementado em várias áreas, principalmente dentro da indústria. “É ideal para evitar colisões entre robôs, por exemplo, na linha de produção. Tendo o controle das rodas do robô, você garante que ele siga uma trajetória predeterminada”, explica o estudante.

O professor do Campus João Pessoa Cícero Alisson dos Santos também colaborou com dois trabalhos apresentados durante a Sessão de Pôster do CBA 2018, nesta terça-feira (11). Atualmente o docente está afastado para cursar o doutorado na Universidade Federal do Ceará (FUFC) e acredita que os trabalhos que vêm desenvolvendo irão complementar os que realizados por colegas do IFPB que fizeram a pós-graduação na UFCG.

O docente acredita que cursar a pós-graduação em uma instituição de outro estado e participar de eventos como o CBA contribuem para a troca de conhecimento com colegas de várias partes do país. Para Cícero, esse tipo de experiência agrega para quem participa, como ele, e futuramente irá contribuir para a formação profissional e acadêmica de seus alunos, porque “de alguma forma a experiência adquirida vai ser repassada para os estudantes”.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa