Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 06 > Equipes do Campus João Pessoa conquistam excelentes resultados na International Tournament of Robots 2018

Os três times subiram no pódio nas modalidades que participaram
por publicado: 13/06/2018 19h41 última modificação: 13/06/2018 19h41

O trabalho realizado no Campus João Pessoa na área de Robótica vem gerando excelentes resultados. Não foi diferente no International Tournament of Robots (ITR 2018), torneio que reuniu equipes de várias regiões do Brasil, no período de 06 a 09 de junho, no Centro Universitário ENIAC, em São Paulo.

Nove estudantes do IFPB da capital paraibana participaram do torneio internacional de robôs desse ano. As três equipes, uma do Ensino Superior e duas do Ensino Técnico Integrado ao Médio, conquistaram cinco troféus nas quatro modalidades em que competiram.

A equipe BreBot, composta pelos alunos de Engenharia Elétrica Alysson Borba, Júlio Cézar Coelho e Eduardo Mendes, subiram no pódio nas três modalidades em que competiram. O time conquistou o 1º lugar na modalidade Cabo de Guerra (nível 4); ficou em 3º lugar no Resgate de Alto Risco (nível 4); e foi 3º lugar no Sumô Tradicional (nível 4).

Já a equipe Brazuquinhas, composta pelos alunos Brena Montenegro, Artur de Lima e Natan Gomes, conquistou o 1° lugar no Sumô Tradicional de Robôs (nível 3). E a equipe Bruzacas, formada pelos estudantes Pollyana Vasconcelos, Victor Batista e Samuel da Silva, ficou em 2º lugar na modalidade Viagem ao Centro da Terra (nível 3)

Para quem acompanhou de perto a preparação e esteve junto com os alunos no torneio, o professor Thiago Batista, os bons resultados que o IFPB vem alcançando nas competições é graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2015. “Os prêmios estão surgindo com alunos que estão na Robótica há no mínimo dois anos. E são frutos de grande esforço e dedicação dos alunos”, frisou.

“No IFPB a gente tem o Grupo de Robótica Educacional Livre (GREL), que difunde conhecimento e incentiva os alunos a participarem de competições e, com certeza, isso contribui muito para que a Robótica no Campus João Pessoa cresça cada vez mais”, avalia o estudante de Engenharia Elétrica e integrante da equipe Brebot, Júlio Coelho. Ele também credita os resultados conquistados nos últimos anos ao apoio e investimentos feitos pela gestão do campus.

Brena, integrante da equipe Brazuquinhas, destaca a importância das conquistas, principalmente por que os estudantes competiram com equipes de várias instituições, inclusive escolas particulares que investem muito recursos financeiros na área. “Este resultado mostra que o IFPB tem um nível tão alto quanto os demais. Temos a certeza que mesmo com todas as dificuldades, o nosso grupo de Robótica está trilhando pelo caminho certo”.

Já Victor faz questão de reforçar que além dos resultados, o que mais importante é todo o processo que precede as competições. O integrante da equipe Bruzacas enfatiza que a busca por conhecimentos é principal benefício que a Robótica traz para os estudantes e isso “mostra que o IFPB é capaz de formar bons alunos para além da sala de aula”, reflete.

É justamente esse caráter interdisciplinar e a aplicabilidade que tem atraído o interesse de vários estudantes do IFPB. Os estudantes e professores elencam diversos benefícios que estudo e as competições de Robótica proporcionam como: colocar em prática os assuntos vistos em sala de aula; trabalho em equipes; rapidez na resolução de problemas; desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões de forma ágil; entre outros.

“As competições abordam sempre uma problemática, na qual a Robótica deve ser usada para solucionar problemas, nesse sentido os alunos buscam a solução baseada em problemas, o que enriquece os conhecimentos e interação entre várias matérias e cursos”, explica o professor Thiago.

Graças aos bons resultados em competições regionais, nacionais e internacionais, a instituição tem sido reconhecida pelo trabalho na área de Robótica e isso proporcionou que o campus João Pessoa fosse escolhido para sediar a Etapa Nacional do Torneio Juvenil de Robótica. O evento deve reunir cerca de 150 equipes de todo o Brasil e irá acontecer nos dias 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro.

RoboCup 2018

A próxima competição que vai ter representantes do IFPB é a RoboCup 2018. Os estudantes de Engenharia Elétrica Júlio Cézar Coelho e Rilbert Lima embarcaram hoje (13) para o Canadá, onde irão participar Copa do Mundo dos Robôs, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de junho. Os alunos foram a equipe Brabots são orientados pelo professor Cleumar Moreira e irão competir na modalidade Robotino Festo Logistics.

“É uma realização grande na minha vida, porque é uma competição mundial de Robótica”, afirma Júlio ao lembrar que a jornada até conseguir a classificação não foi nada fácil. “Nós trabalhamos muito pesado para poder conseguir nossa classificação durante a etapa nacional”.

Em 2017, os estudantes se classificaram para outra competição mundial, mas não participaram falta de recursos. Mas nesse ano, eles conseguiram o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação irão representar o Instituto, a Paraíba e o Brasil na RoboCup 2018.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa