Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 05 > Campus João Pessoa registra primeiras marcas junto ao INPI

Campus João Pessoa registra primeiras marcas junto ao INPI

As artes da Orquestra de Cordas e da Orquestra sinfônica foram criadas por alunos e uma professora do curso de Instrumento Musical
por publicado: 30/05/2018 13h19 última modificação: 30/05/2018 13h26

O Instituto Federal da Paraíba, campus João Pessoa, registrou suas primeiras marcas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Os logotipos criados para Orquestra de Cordas do IFPB (OCIFPB) e para a Orquestra Sinfônica do IFPB (OSIFPB), esta última em fase de formação, são de autoria da aluna Érika Alves e ex-aluno Alexandre Sousa, ambos do curso Técnico em Instrumento Musical.

O registro da marca garante exclusividade sobre o nome de um serviço ou produto, ou ainda do seu logotipo. A Coordenadora de Inovação do campus João Pessoa, Margareth Rocha, destacou também outras vantagens. “Não é só proteger os direitos referentes a ela junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, mas resguardar a marca perante o mercado e criar uma identidade com o consumidor”. Toda orientação do registro das marcas da OCIFPB e da OSIFPB tramitou pela Coordenação de Inovação da COPEX, em parceria com a Diretoria de Inovação da Reitoria.

A aluna da extensão em Instrumento Musical Érica Alves conta que se sentiu maravilhada em poder compartilhar um pouco das suas habilidades de designer gráfica na elaboração das marcas. “Estou muito emocionada, porque isso representa o fortalecimento um trabalho que precisa de muito apoio e valorização”.

De acordo com a professora Marina Marinho, criadora e coordenadora dos grupos, o registro da marca da Orquestra de Cordas é o primeiro passo para a institucionalização do projeto, que existe há nove anos. “Uma coisa é você começar um projeto, outra coisa é mantê-lo por todos esses anos. A orquestra nunca parou desde 2009, e é importante institucionaliza-lo porque não é todo ensino médio que oferta aos alunos grupos que eles podem praticar o que aprendem em sala de aula”.

A Orquestra de Cordas do IFPB começou como um quinteto, depois transformou-se numa camerata e agora, como orquestra, é composta por cerca de 30 participantes. O grupo vem se destacando através da realização de concertos solidários em instituições do estado. A Orquestra Sinfônica do IFPB está em fase de formação. Nesse momento, a professora Marina e profissionais da Coordenação de Pesquisa e Extensão do campus estão em busca de parcerias, com o intuito de dar condições aos alunos se dedicarem ao projeto.

Comunicação social do campus João Pessoa