Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 11 > Equipe do IFPB vence competição internacional e se classifica para a RoboCup 2018

Destaque

Jampatino conquistou primeiro lugar na modalidade Festo Logistics
por publicado: 14/11/2017 14h27 última modificação: 14/11/2017 14h50

Mais uma vez, a equipe Jampatino, representada pelos alunos de Engenharia Elétrica do IFPB-campus João Pessoa Júlio Coêlho e Rilbert Lima, além do professor Cleumar Moreira, obtiveram um excelente desempenho na Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (Larc-BR), que aconteceu em Curitiba, entre os dias 07 e 11 de novembro. O grupo conquistou o primeiro lugar na modalidade Festo Logistics e conseguiu a classificação para a RoboCup, que será realizada no Canadá, em junho do próximo ano.

O professor Cleumar acredita que a conquista simboliza o resultado de quase três anos de preparo da equipe, desde a época em que os alunos eram estudantes do curso Técnico em Eletrônica. “A conquista foi uma surpresa para nós, mas desde o final de 2014, temos desenvolvido trabalhos nessa modalidade, que é a logística envolvendo robotino. Então, os alunos já tem uma afinidade com esse robô. As provas também não foram tão simples, foram mais complicadas que nas últimas oportunidades, mas a gente conseguiu, pelo talento dos rapazes e também pelas possibilidades apresentadas pela competição”.

Para participar da Larc, a Jampatino enviou o TDB, que é um artigo que traz a descrição das ideias implementadas pela equipe bem como os detalhes técnicos do robô utilizado, entre outros aspectos. Com a aprovação pelos organizadores do evento, a equipe do IFPB foi chamada para participar da competição, representando a instituição na modalidade Festo Logistics. Essa categoria utiliza robôs móveis autônomos aplicados aos processos logísticos. Durante a competição, as equipes realizam tarefas para mover peças de revistas de armazenamento, enfrentando obstáculos ao tentar alcançar seus objetivos.

Júlio Coêlho conta que, neste ano, o grupo participou do evento com mais vontade de ganhar, mesmo sabendo que os desafios seriam maiores. “Ano passado ficamos em segundo lugar e tínhamos uma equipe de cinco pessoas. Então, neste ano, estávamos em três, e tínhamos mais vontade de se esforçar e de trabalhar”, comentou. Para o estudante, o resultado também mostra a qualidade do ensino do IFPB, que se equipara a grandes insituições brasileiras.  “Eu noto que alguns alunos se sentem um pouco inferiores quando participam de competições com grandes universidades. Esse resultado mostra para os nossos amigos, que não é porque estamos no Nordeste e na Paraíba que não temos capacidade de competir e até ganhar de outras universidades”, acrescentou Júlio.

A Robótica e a Inovação no IFPB têm alcançado resultados vitoriosos nos últimos anos. Entre os principais destacam-se o Desafio de Tecnologia e Inovação dos Institutos Federais, a Olimpíada Brasileira de Robótica, a Hack Brasil e a Microsoft Imagine Cup. No entanto, o professor Cleumar enfatiza que é preciso mais incentivo. “Nós temos tido bastante êxito, mas não há um enfoque na área de robótica. Por isso estamos buscando fortalecer o grupo de pesquisa existente e pretendemos ter o IFPB - Campus João Pessoa como um expoente na demanda de competições e na realização de pesquisas que busquem auxiliar, por exemplo, portadores de deficiências, com a construção de artefatos ou protótipos para facilitar a locomoção, entre outros”.

Comunicação Social do campus João Pessoa