Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 10 > Workshop de Inovação promove competições na XII SECT

Workshop de Inovação promove competições na XII SECT

A Olimpíada de Robótica, o Desafio Hackathon e a Olimpíada de Redes compõe a programação do evento
por publicado: 27/10/2017 14h29 última modificação: 27/10/2017 16h54

A Inovação é um dos principais eixos temáticos da XII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECT) do campus João Pessoa. Por isso, uma série de atividades foi promovida em um workshop formado por Mostra de Produtos e Processos; Olímpiada de Robótica; Desafio Hackathon e Olimpíada de Redes.

A II Olimpíada de Robótica, que aconteceu no primeiro dia da XII SECT, reuniu estudantes do IFPB e de outras instituições de ensino em quatro modalidades de competições: Corrida de Barcos; Corrida de Obstáculos; Segue Faixa e Corrida Controlada Remotamente. Em todas as provas, os protótipos tinham que cumprir o percurso e superar obstáculos. As equipes com os melhores tempos ganhavam pontuações mais altas.

Na Corrida de Barcos, o resultado final ficou assim: 1° lugar – Nego Boys; 2° lugar – Kamikaze; 3° lugar – Tatu. Na competição Segue Faixa, o primeiro lugar ficou com a equipe Lampions, seguida por Bonfim Inovação e Tatu.  Na Corrida com Obstáculos, a equipe Tatu ficou na primeira colocação, Lampions, na segunda e C3PO, na terceira colocação.  As melhores equipes da Corrida Controlada Remotamente foram Grel-IFPB, que ficou em primeiro lugar, e a equipe Tatu, em segundo.

No Desafio Hackathon, as equipes formadas por alunos de cursos superiores e técnicos trabalharam no desenvolvimento de soluções inovadoras, utilizando tecnologias disponíveis aplicadas às tecnologias assistivas. Nesta quinta-feira (26), houve a apresentação dos grupos e a escolha do melhor projeto. A equipe vencedora do desafio é composta pelos alunos Alber Nunes (TSI), Ana Karina Dunning (TSI), Cleidson Tenório (Controle Ambiental), Gabryella Hellen (Edificações) e Marcos Oliveira (Engenharia Elétrica). Ficaram em segundo lugar os estudantes Gabriel Bruzaca (Automação Industrial), Luiz Guilherme Siqueira (Automação Industrial), Wesley Souto Maior (Automação Industrial), Yago Simões (Automação Industrial) e Victor Monteiro (Engenharia Elétrica). Em terceiro, ficou a equipe formada por alunos de Engenharia Elétrica, são eles: Luís Hendrik dos Santos, Matheus Santos, Pármelon Kayan Lira, Solon Alves de Vasconcelos Neto e Thales Martins Bezerra.

A III Olimpíada de Redes de Computadores é uma competição que visa analisar nível de conhecimento adquirido pelos estudantes, bem como a capacidade de aplicar este conhecimento na resolução de problemas em cenários que simulem um ambiente real. Na prova, que acontece na tarde desta sexta-feira (27), será divida em duas fases: a primeira etapa, eliminatória, será composta por questões teóricas e desafios em ambientes simulados. Na segunda fase, que será classificatória, acontecerão desafios em equipamentos reais.

Margareth Rocha, coordenadora do II Workshop de Inovação, elogiou os participantes das competições pelo envolvimento e qualidade dos trabalhos e ressaltou a importância da realização de tais atividades. "Competições como estas são base da inovação, muitos inventores saíram daqui e hoje têm registros de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Assim como eles, qualquer um de vocês tem potencial para serem inventores no futuro".

Comunicação Social do campus João Pessoa