Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 10 > Qualificação dos professores e infraestrutura elevam nota de Geoprocessamento em avaliação do MEC

O curso recebeu conceito 4, superando a nota anterior
por publicado: 04/10/2017 16h32 última modificação: 04/10/2017 20h23

Quando recebeu a equipe do Ministério da Educação (MEC) para Renovação de Reconhecimento de Curso, em 2012, Tecnologia em Geoprocessamento do campus João Pessoa obteve desempenho regular. Apesar de ser constatado que houve um erro por parte do corpo de avaliadores, o curso permaneceu com nota 3.

Destinados a reverter a situação, professores e alunos se uniram à Direção Geral e se empenharam em melhorar os aspectos considerados na apreciação. Nesta semana, o resultado desse esforço foi refletido na mais recente avaliação, que atribui nota 4 ao referido curso, numa escala que vai de 1 a 5.

O coordenador de Tecnologia em Geoprocessamento, Diego Valdevino, acredita que a infraestrutura e a formação técnica específica dos professores da área, além do esforço da equipe do campus, contribuíram para esse diagnóstico. “O forte na parte de infraestrutura é a nossa biblioteca, que é excelente e foi muito elogiada pelos avaliadores. Também temos equipamentos de geoprocessamento que são muito bons e atuais, como GPS de precisão, ecobactímetro e estação fotogramétrica digital”.

Ele também chama atenção para o significado desse conceito para a instituição. “Isso mostra para a sociedade a qualidade do nosso curso. Quer dizer que o curso está preparado, tem visão do mercado de trabalho e do que o tecnólogo em geoprocessamento tem que ser”.

Professor Diego ainda ressaltou que nenhuma graduação de Geoprocessamento no Brasil tem conceito 5, dessa forma, o curso do campus João Pessoa está na média nacional com a nota 4. “Assim que estivermos com o prédio novo, que está para ser construído, o curso terá potencial para ser o primeiro do Brasil a alcançar a nota máxima, porque nós somos um dos cursos mais antigos”.

O aluno do 6° período, Victor Samuel, acredita que o resultado aumenta as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. Hérica Rayane, que pretende seguir carreira acadêmica, reforça que a boa avaliação do MEC é importante para o currículo dos alunos. “Fiquei muito feliz, porque era uma preocupação da gente concluir o curso com a nota 03. Quando se quer fazer mestrado, o fato de ter se formado em um curso com conceito 4 faz a diferença”.

Comunicação Social do campus João Pessoa