Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 10 > Palestra, oficina e homenagem a professora Fátima Vilar encerram Semana de Química

Também houve apresentação dos programas PDVL, PET-Química, PIBID, PIBICT e PIBIT
por publicado: 22/10/2017 10h16 última modificação: 23/10/2017 16h09

A programação do último dia da VII Semana de Química do campus João Pessoa começou com a oficina de produção de cosméticos, com a professora Fátima Vilar. Na atividade, cerca de 30 participantes conheceram os processos químicos utilizados na fabricação de sabonete, perfume, pomada de cânfora, sachê perfumado, aromatizadores de ambiente e desinfetante, além de aprenderem os métodos de segurança adotados na manipulação dos materiais.

O aluno Éverton Paiva, do 2° período do curso de Licenciatura em Química, pontuou que a oficina traz, de certa forma, mais uma oportunidade de atuação no mercado de trabalho para o profissional da área. “Estamos precisando de novos produtos no mercado, nós só temos empresas antigas, então, acho importante que os alunos conheçam esse tipo de trabalho para que eles possam pensar em um dia empreender, apesar de ser difícil no Brasil”.

Paralelamente à oficina, a programação da Semana de Química contou com uma palestra sobre Internacionalização Institucional, conduzida pelo professor Gesivaldo Alves. Na ocasião, os participantes conheceram ações em andamento na Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARINTER), coordenada pela professora Mônica Montenegro, e as instituições parceiras do IFPB em ações de mobilidade estudantil. “O IFPB, principalmente o campus João Pessoa, já avançou muito no sentido de formação de parceria e de acordo de cooperação com instituições de outros países. Então, apesar da crise, estamos bem otimistas para que, no futuro bem próximo, quem sabe no próximo ano, a gente consiga a ida de estudantes para algumas dessas instituições”.

Professor Gesivaldo reforçou que o aluno intercabista sempre traz na bagagem novas experiências e, ao dividi-las com os colegas no retorno ao Brasil, desperta ainda mais o interesse do estudante pela mobilidade acadêmica internacional. Gesivaldo salientou, também, que atualmente o campus João Pessoa está buscando estreitar os laços institucionais com as universidades do Minho, de Portugal, e Playa Ancha, do Chile. “Precisamos só firmar o acordo de cooperação com essas instituições, para depois elaborarmos essa proposta de visita ação, com intuito de oferecer aperfeiçoamento no ensino e aprendizagem na área de química”.

Após a palestra, alunos que integram o PDVL, PET-Química, PIBID, PIBICT e PIBIT mostraram aos novos alunos a proposta das iniciativas bem como as formas de ingresso em cada programa.

Para encerrar a Semana da Química, a coordenadora do curso Suely Carneiro e alguns professores e técnicos administrativos homenagearam a professora Fátima Vilar, que se aposentou recentemente, em virtude do brilhante trabalho que desempenhou enquanto docente. Além das mensagens de carinho, a professora Fátima recebeu uma comenda em nome de todos os servidores e alunos da Licenciatura em Química.

*Confira mais fotos do evento na página do campus João Pessoa no facebook.

Comunicação Social do campus João Pessoa