Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 10 > Minicursos ampliam aprendizado dos participantes da VII Semana de Química

Minicursos ampliam aprendizado dos participantes da VII Semana de Química

As atividades aconteceram nos laboratórios de química e de Águas e também no Lanano.
por publicado: 19/10/2017 16h51 última modificação: 22/10/2017 18h50

O terceiro dia de atividades da VII Semana de Química do campus João Pessoa começou com vivências práticas dos minicursos “Qualidade da Água – Aspectos Fisico-químicos e bacteriológicos” e “Corrosão”, iniciados nesta quarta-feira (18).

No laboratório de química, o professor Emanoel Almeida mostrou aos alunos como utilizar algumas técnicas para a verificação de pontos de corrosão e de redução de diversos materiais. O conteúdo teórico foi trabalho ontem, no primeiro dia da atividade. Reynaldo Borges, que está no 7° período de Licenciatura em Química, enfatiza que a oportunidade de ver na prática o conteúdo dos livros traz um aprendizado extra para os alunos. “O bonito na química é isso, podermos visualizar a teoria na prática. Essa participação é importante para o currículo do aluno, é aprendizado extra  e, de certa forma, vai ajudar no percurso profissional de todos nós”.

Com o professor Cícero de Sousa, no Laboratório de Águas, os alunos tiveram oportunidade de verificar alguns procedimentos com relação ao controle da qualidade da água, como turbidez, dureza, entre outros aspectos importantes, através de métodos de titulação. A atividade interdisciplinar chamou atenção também de alunos de outros cursos, a exemplo de Manuela Pinheiro, concluinte do Técnico Integrado sem Controle Ambiental. “Eu já tinha visto algumas coisas sobre esse tema, mas foi muito enriquecedor porque a gente pode perceber na prática como executar as análises da água”, complementou.

O aluno Jerônimo Ferreira participou do minicurso “Qualidade da Água – Aspectos Fisico-químicos e bacteriológicos” auxiliando o professor Cícero. Nem por isso atividade deixou de ser proveitosa, pelo contrário. “Foi uma experiência gratificante porque tive a oportunidade de acompanhar todos os procedimentos e fazer as anotações, para que eu possa revisar e comparar os dados com os parâmetros exigidos através da legislação”, disse o estudante do segundo período da Licenciatura em Química.

A programação da manhã trouxe, ainda, o minicurso “Fundamentos de Difração e Espectrometria de Raios X”, com o professor Edvaldo Amaro, no Laboratório de Caracterização e Desenvolvimento de Nanomateriais (Lanano).

Comunicação Social do campus João Pessoa