Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 10 > Feiras de profissões e economia solidária promovem valorização do trabalho durante a XII SECT

A II Feira de Cursos e Profissões segue até o final da tarde e a Feira de Empreendimentos Econômicos Solidários acontece até amanhã
por publicado: 26/10/2017 16h50 última modificação: 27/10/2017 07h59

A XII Semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa não é composta somente por palestras, exposições artísticas e oficinas. Há uma série de atividades relacionada à divulgação de experiências nos contextos de Ensino, Pesquisa e Extensão e da valorização do trabalho durante os três dias do evento.

A II Feira de Cursos e Profissões, por exemplo, representa uma proposta de atividade de extensão popular e inovadora que se constitui como um espaço de para a promoção do diálogo com o público externo sobre educação cidadã e educação profissional desenvolvida no Campus João Pessoa. Realizada nesta quinta-feira (26), a feira contou com a participação de alunos das Escolas Rotary, EEPAC, Senac e Olivina Olívia.

Em um primeiro momento, os gestores apresentam brevemente quais os cursos ofertados pelo campus, as formas de ingresso e o o perfil do egresso, além das oportunidades no mercado de trabalho do profissional. Logo após a conversa, os alunos visitantes conheceram a estrutura física e participam da programação da XII SECT. O acolhimento foi feito com o apoio de estudantes do curso de Técnico em Controle Ambiental e dos superiores em Gestão Ambiental, Geoprocessamento e Química do campus João Pessoa.

A professora Márcia Viana, que coordena da feira, ressalta a necessidade de fazer esse tipo de trabalho expositivo e de socialização de saberes. “Alguns estudantes ainda acreditam que aqui é uma escola técnica, então, muitas vezes perdemos bons alunos porque eles não sabem que oferecemos cursos superiores e nem quais os cursos que temos”.

Larissa Regina aluna do curso Aprendiz de Supermercado ofertado pelo Senac já conhecia o campus João Pessoa, mas não sabia que a instituição oferecia o curso de Tecnologia em Design de Interiores. “Eu me interessei por Edificações e Design, estou em dúvida, mas pretendo ingressar em um desses dois”, comentou.

Outra atividade que faz parte da programação da XII SECT é a Feira de Empreendimentos Econômicos Solidários. A iniciativa tem como objetivo contribuir para aprimorar as relações de cooperação, solidariedade, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, através do estímulo a práticas empreendedoras no movimento de economia solidária.

A feira é formada por cerca de 20 empreendimentos de natureza variada e traz artigos de decoração, toalhas, bolsas, roupas, bijuterias e brinquedos, resultado de pequenos negócios de empreendedores da capital. A artesã Maria das Graças veio expor os produtos que elabora usando a técnica do patchwork. São luvas térmicas para cozinha, panos de copa e porta copos, além de chaveiros, tiaras e capas de caderno feitas com retalhos. Os artigos custam entre 3 e 35 reais.  Apesar de trabalhar como artesanato há mais de 30 anos, Graça conta que é sempre gratificante mostrar sua arte em eventos. “Eu gosto sempre de participar de feiras porque é uma ótima oportunidade de apresentar nosso produto e vender também”.

A II Feira de Cursos e Profissões segue até o final da tarde e a Feira de Empreendimentos Econômicos Solidários acontece até esta sexta-feira (27).

Comunicação Social do campus João Pessoa