Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 08 > Projeto Sons de Vidas estreia nesta sexta- feira (04)

Noticia

Projeto Sons de Vidas estreia nesta sexta- feira (04)

O recital homenageia o centanário dos violonistas e compositores Laurindo de Almeida e Antônio Lauro
por publicado: 03/08/2017 11h48 última modificação: 03/08/2017 14h19

O Projeto Sons de Vidas surge da necessidade de homenagear, a luz das realizações musicais, violonistas e compositores que dedicaram parte de suas obras ao violão. Coordenado pelo professor Vinícius de Lucena, a iniciativa celebra, neste ano, o centenário do brasileiro Laurindo de Almeida e do venezuelano Antônio Lauro, referências para violão em âmbito nacional e internacional. A estreia do projeto no campus João Pessoa está marcada para esta sexta-feira (04), a partir das 15h30, no Auditório 1.


Laurindo de Almeida
Laurindo de Almeida é um dos violonistas brasileiros mais conhecidos nos Estados Unidos, país para onde migrou na década de 1940. Destacou-se por ter introduzido o violão brasileiro, com todas as suas diversidades: samba, choro, baião e uma mistura de vários tipos de música folclórica do Nordeste brasileiro, no mundo do jazz norte-americano. Ao longo de sua carreira, ganhou seis Prêmios Grammy, além de uma série de outros prêmios da indústria fonográfica e cinematográfica. Praticamente esquecido em seu país de origem, com mais de 40 discos gravados no exterior, permaneceu em atividade até o fim da vida. É o único músico brasileiro a figurar na Enciclopédia do Jazz. 

Antônio Lauro
Filho do barbeiro e músico italiano Antônio Lauro Ventura e da também italiana Armida Cutroneo, iniciou seus estudos musicais em Caracas, na Venezuela, aos nove anos na Academia de Música y Declamación (agora Escola de Música José Ángel Lamas). Em 1947, compôs uma de suas primeiras grandes obras, o poema sinfônico com solistas e coro “Cantaclaro”, inspirado no romance de Rómulo Gallegos. Lauro é considerado um dos maiores compositores latino-americanos de violão. Dentre suas obras, pode-se destacar suas famosas valsas. A qualidade de suas obras o fez receber a o título de "Strauss da guitarra", atribuído por John Williams.

 

Comunicação Social do campus João Pessoa com informações do professor Vinícius de Lucena

registrado em: