Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 08 > Fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no IFPB é a proposta do Lanano

Fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no IFPB é a proposta do Lanano

O Laboratório de Caracterização e Desenvolvimento de Nanomateriais foi apresentado oficialmente no dia 18
por publicado: 21/08/2017 15h32 última modificação: 21/08/2017 15h32

Resultado de um projeto que começou há quatro anos, o Laboratório de Caracterização e Desenvolvimento de Nanomateriais (Lanano) foi apresentado oficialmente à comunidade acadêmica, parceiros e sociedade, na manhã da última sexta-feira (18). O laboratório, que funciona como uma central analítica multiusuário, foi criado com o objetivo de para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão no IFPB. Participaram da solenidade gestores, professores, parceiros e estudantes.

O Lanano já funciona desde fevereiro de 2016 e conta com equipamentos capazes de caracterizar materiais em escala atômica e molecular, e pode ser usado para pesquisas em diversas áreas como Química, Engenharia, Meio Ambiente, Construção Civil, Saúde, Agricultura, Indústria, entre outras.

O laboratório é coordenado pelo professor do curso de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa, Jailson Machado, que se empenhou junto com gestores do campus João Pessoa e da reitoria do IFPB para que o projeto se tornasse uma realidade. "Enfrentamos muitas adversidades até tornarmos o Lanano uma realidade", comentou o docente ao agradecer o apoio institucional para a implantação da central analítica.

foto 3.jpg

"Temos mais de 54 grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ e certificados pelo IFPB nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias que serão diretamente beneficiados", completou Jailson. Ele reforçou, ainda, que a utilização do Lanano irá promover o crescimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação do instituto.

O professor Joabson Nogueira, ex-diretor do campus João Pessoa e um dos gestores que iniciou o projeto de criação do laboratório, ressaltou que a principal benefício do Lanano é ser um Laboratório Aberto. "Não estamos diante apenas de uma sala com equipamentos de ponta. Estamos diante de um conceito de acesso, com um laboratório aberto a outras instituições, à sociedade paraibana e brasileira", frisou. "Espero que as pesquisas empreendidas no Lanano ajudem a transformar a realidade do nosso estado e do nosso país", completou.

foto 2.jpgO Lanano já está pondo em prática o conceito de laboratório aberto por meio das parcerias que vem sendo desenvolvidas há cerca de dois anos, como a estabelecida com a Universidade Federal da Paraíba. O professor da UFPB Fábio Sampaio parabenizou a iniciativa do IFPB em criar um laboratório multiusuário, afirmando que o ganho institucional e para a sociedade é muito grande, além de gerar novos conhecimentos.

Segundo o diretor-geral do campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, a utilização do Lanano vai proporcionar ao IFPB dar "voos maiores para fortalecer o programa de pós-graduação que possuímos e as propostas que estão sendo lançadas para criação de outros mestrados. Esse é só o começo de uma trajetória de sucesso", reforçou o gestor.

A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Francilda Araújo também destacou a participação ativa dos estudantes nas atividades do laboratório e a importância da troca de conhecimento e experiência com pesquisadores parceiros. "A sociedade precisa enxergar na instituição um espaço a que ela tem direito", finalizou.

foto 4.jpg

Após os discursos, os participantes conheceram as instalações do laboratório e alguns equipamentos como: Difratômetro de Raio X; Fluorescência de Raio X; Espectrômetro de Ultravioleta Visível, com esfera de integração; Espectrômetro de Infravermelho por Transformada de Fourier (FT-IR); Analisador de Área Superficial (BET); e Analisador Térmico Simultâneo. Atualmente a cotação do valor desses equipamentos chegaria a quantia de cerca de R$ 4 milhões.

"Não conheço um laboratório com uma estrutura como essa no Nordeste e até no país. Há alguns similares, mas não tão completo como o Lanano", afirmou doutor em Química, Tiago Renovato, diretor de negócios da empresa Tennessine Analytical Instruments.

O Lanano possui uma página no portal do IFPB, onde os usuários encontram os formulários de solicitações para análises, bem como o regulamento de utilização do laboratório. Clique aqui para acessar a página do Lanano.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa