Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 07 > Projeto de Extensão do curso de Química concorre ao Prêmio Innovare

Destaque

Projeto de Extensão do curso de Química concorre ao Prêmio Innovare

Iniciativa associou uma prática de preservação do meio ambiente à produção de conhecimento para a ressocialização de presos
por publicado: 18/07/2017 08h24 última modificação: 19/07/2017 12h09

O Projeto de Extensão Visando a Sustentabilidade, desenvolvido por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Química, participou no dia 7 de julho de entrevista para a segunda etapa do Prêmio Innovare. Este tem por objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Os integrantes do projeto ministraram oficinas de confecção de sabão ecológico para detentos da Penitenciária de Segurança Máxima Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes, também conhecida como PB-1. Através da reutilização do óleo de cozinha, utilizado em frituras, a iniciativa associou uma prática de preservação do meio ambiente à produção de conhecimento para a ressocialização de presos, que é uma das categorias do Innovare.

Segundo Suely Carneiro, coordenadora do curso de Licenciatura em Química, a importância do prêmio é o fomento de “ações de produtividade e sustentabilidade a partir da implementação da política de Química Ambiental, com retorno para a sociedade”. O recém-formado na graduação em Química e participante da ação, Rafael Luiz, complementa dizendo que o projeto visou o desenvolvimento dos materiais de limpeza que faltam na penitenciária, além de destinar uma parte dessa produção para entidades filantrópicas como o Hospital Laureano e o asilo Vila Vicentina.

Ainda de acordo com ele, presos envolvidos na produção de materiais de limpeza sustentáveis estão adquirindo conhecimentos inovadores para gerar a própria renda quando saírem da PB-1. “Dois detentos que participaram já tiveram liberdade, e estão fabricando o sabão em casa para vender na comunidade. Isso é importante porque, ao sair do presidio, eles têm ficha suja e não conseguem emprego fácil. Esse projeto visa tudo isso: capacitar, gerar renda, ajudar entidades e o meio ambiente.”

Rafael também revelou que, durante os oito meses de existência do “Visando a Sustentabilidade”, que também fez ações no presídio do Roger, já foram produzidos, para além do sabão, mais de 480 litros de desinfetante. A Extensão lhe deu a oportunidade de transferir o conhecimento que aprendeu no curso para fora do âmbito do IFPB, trazendo benefícios ecológicos e sociais.

 

Comunicação Social do Campus João Pessoa

registrado em: