Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 05 > Reflexão sobre Planejamento, Currículo e Interdisciplinaridade marca Encontro Pedagógico

O evento foi realizado na tarde dessa quarta-feira (24)
por publicado: 25/05/2017 10h53 última modificação: 25/05/2017 12h31

"Os Encontro Pedagógicos são momentos de reflexão dos nossos fazeres no processo de ensino-aprendizagem. Também promovem direcionamentos para o fortalecimento e atualização dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), frisou o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, na abertura da reunião.

Ao longo do ano estão programados seis Encontros Pedagógicos, o primeiro ocorreu na tarde de ontem (24), no auditório José Marques, e teve com a participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes. O início do evento contou com a apresentação musical do professor Vinícius Amaral (violino) e estudante Samuel (violão), ambos do curso de Instrumento Musical.

Em seguida, a professora Lenina Lopes Soares Silva do IFRN ministrou a palestra “Integração Curricular e Interdisciplinaridade no Planejamento de Ensino para a Educação Profissional”. A docente começou sua apresentação afirmando que "todo professor deve refletir sobre o que é educação".

Lenina disse que para se pensar em planejamento interdisciplinar deve-se levar em consideração a integralização de disciplinas de um currículo, seus conteúdos, saberes e conhecimentos. Ela observou que professores devem se preocupar não apenas em como ensinar a disciplina, mas se os estudantes estão realmente aprendendo. "Temos que pensar em criar estratégias de ação para resolver evasão, repetência, abandono e outros desafios", observou.

A docente também destacou que a perspectiva interdisciplinar requer o trabalho em conjunto desde o planejamento das aulas. "Não se faz planejamento interdisciplinar com professores de uma mesma disciplina, com grupos isolados", enfatizou ao falar da necessidade de integração dos conteúdos e dos docentes de diversas disciplinas compartilharem uns com outros quais conteúdos estão sendo trabalhados.

Ao final a docente do IFRN apresentou vivências e experiências de integração curricular que obtiveram êxito.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa