Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 05 > Pesquisadores apresentam trabalhos na I JIPEEIS

Pesquisadores apresentam trabalhos na I JIPEEIS

Mais de 80 trabalhos foram aprovados nas modalidades pôster e oral
por publicado: 02/05/2017 13h40 última modificação: 03/05/2017 11h25

A primeira Jornada Internacional de Pesquisa, Ensino, Extensão, Inovação e Sustentabilidade (JIPEEIS) do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba abriu espaço para apresentação de trabalhos de pesquisadores do IFPB e de outras instituições.

No total, 59 trabalhos foram aprovados para apresentação em pôster e 22 na modalidade oral, dentro das temáticas Pesquisa, Ensino, Extensão, Inovação e Sustentabilidade. O aluno Douglas Salgado Lima, por exemplo, do Instituto Federal da Pernambuco, veio mostrar o resultado da sua pesquisa intitulada “Avaliando o potencial da temática sustentabilidade como recurso didático-pedagógico no ensino médio do IFPE campus Vitória de Santo Antão”. Através da aplicação de questionários com uma turma do 3° ano, o aluno verificou o nível de entendimento dos estudantes e interesse pelos assuntos ligados à sustentabilidade, entre outros aspectos.

Sobre a experiência de participar do evento, Douglas parabenizou a equipe pela organização da jornada. “Eu gostei da temática, achei muito importante a discussão e pra nós, alunos, é uma grande oportunidade para mostrarmos nossas pesquisas”.

Foi a primeira vez em que a aluna do curso técnico Integrado em Eletrotécnica do campus João Pessoa, Emilly Vitória, apresentou trabalho em um evento. Com orientação do professor Alisson Macário, ela e os colegas de sala desenvolveram uma pesquisa que consiste na criação de um poste, em que o fornecimento de cargas é viabilizado por meio de painéis de energia renovável. O poste, instalado na pracinha do campus, foi construído pela junção de um cilindro de alumínio e uma luminária. Emily reforçou que foi possível constatar que há um custo beneficio satisfatório na instalação de painéis de energia renovável. “Em longo prazo, mesmo com o custo elevado de instalação, há benefícios com relação à economia de energia e com relação à sustentabilidade”.

A ex-aluna de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus João Pessoa, Viviane dos Santos, também apresentou parte da sua pesquisa do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal da Paraíba. Com o título “Políticas Públicas e Conservação no Estuário do rio Paraíba do Norte: uma interpretação dos atores sociais locais”, ela buscou analisar qual a visão dos atores sociais com relação à conservação do meio ambiente no Rio Paraíba, região norte, que compreende os municípios de Bayeux, Lucena, Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita. “Um aspecto que constamos é que há uma variedade de políticas públicas na localidade, mas não são efetivadas. Há uma discrepância muito grande entre estado e os atores que vivem a realidade local”, disse Viviane.

A programação da I JIPEEIS contou, ainda, com uma feira de parceiros sociais e de adoção de animais, além de exposições e palestras. Clique aqui para ver mais fotos.

Comunicação Social do campus João Pessoa