Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 05 > 154 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados participam da solenidade de Certificação 2016

A cerimônia ocorreu noite dessa quinta-feira (25) e marcou a vida dos novos técnicos
por publicado: 26/05/2017 13h20 última modificação: 26/05/2017 15h26

Uma mistura de sentimentos era revelada nos rostos de 154 jovens, que expressavam felicidade, alegria e, ao mesmo tempo, saudade e tristeza pela despedida que se aproximava. A noite dessa quinta-feira (25) marcou o fim de mais um ciclo na vida, o término de quatro anos de companheirismo e muito aprendizado vividos no IFPB.

O teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural foi o palco da Certificação dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus João Pessoa, referente ao Ano Letivo 2016. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos concluintes, além de gestores e servidores do instituto e teve a trilha sonora produzida pela Camerata de Violões e Cordas Pinçadas do IFPB.

Na entrada, as turmas foram conduzidas pelos professores escolhidos por cada uma delas para serem homenageados. Em seguida, em tom solene, os concluintes prestaram juramento acadêmico dirigidos pela estudante do curso Técnico em Contabilidade Raíssa Teixeira.

Gratidão também fez parte da noite, principalmente nos discursos dos oradores das turmas, que relembraram momentos e fizeram os estudantes voltar no tempo. "Foi uma experiência incrível ser aluno do IFPB", observou Pedro Henrique Martins, orador da turma do curso técnico em Contabilidade.

Para o mais novo técnico em Edificações, Mateus de Almeida, os concluintes saem do IFPB com uma grande bagagem acadêmica e humana. "Hoje sabemos muitas coisas, só não sabemos, ainda, dizer adeus. Finda-se uma etapa e inicia-se uma nova". A oradora da turma de Eletrotécnica manhã, Larissa Teixiera, destacou o papel dos docentes e agradeceu por eles "terem sido mais que professores, mas também orientadores e pais".

Outro momento marcante da cerimônia foi a homenagem dos concluintes aos pais em forma de vídeo, produzido pela coordenação de Produção Audiovisual, que levou muitos às lágrimas. Ao final da exibição do vídeo, os estudantes e servidores do IFPB ficaram de pé para aplaudir os pais e familiares dos concluintes.

Em seu discurso o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor Cesar dos Santos, agradeceu aos pais pela confiança depositada na instituição para a missão de compartilhar a educação dos filhos. Ele também agradeceu aos estudantes por terem escolhido o IFPB para a realização de uma etapa importante de formação acadêmica e profissional.

"Depois dessa caminhada de quatro anos, vocês criaram habilidades e estão aptos a trilhar novos caminhos", frisou. Neilor também enfatizou o papel importante do conhecimento adquirido como um dos meio para transformação da vida pessoal e da sociedade.

Já a pró-reitora de Ensino Mary Roberta Marinho, que na solenidade representou o reitor do IFPB professor Cícero Nicácio, ressaltou que a cerimônia de certificação é uma celebração que traz o sentimento de missão cumprida. "Não foram só vocês que aprenderam conosco, nós também aprendemos todos os dias com vocês". E finalizou aconselhando os novos técnicos a colocarem os conhecimentos adquiridos a serviço do bem das pessoas e do planeta.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa