Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > XI Semana da Ciência e Tecnologia começa com diversidade de atividades

XI Semana da Ciência e Tecnologia começa com diversidade de atividades

A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (23)
por publicado: 23/11/2016 17h02 última modificação: 23/11/2016 17h02

Em sua 11ª edição, a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa tem a proposta de promover uma variedade de atividades de diversas áreas do conhecimento para apresentar o que é produzido a partir do ensino, pesquisa e extensão. A abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, no auditório José Marques.

A recepção dos participantes foi feita pelo Grupo de Sax do IFPB que apresentou várias músicas e animou quem esteve na cerimônia de abertura da XI SCT. Em seguida, a mesa de honra foi composta pelo Reitor, professor Cícero Nicácio; o Diretor Geral, professor Neilor Cesar dos Santos; o Diretor de Desenvolvimento do Ensino; professor Washington César de Almeida; a Diretora de Administração, Planejamento e Finanças, Cledidenédia Morais; a Coordenadora de Pesquisa e Extensão, professora Tânia Andrade; e o representante dos estudantes, Adailton Silva.

Durante a abertura do evento, Cleide lembrou que é por meio de estudos, pesquisas e experiências, como as socializadas na Semana de Ciência e Tecnologia, que é possível gerar conhecimentos capazes de mudar a realidade do estado e a do país. Já a professora Tânia afirmou que a SCT se configura num espaço de vivências que reconhece a diversidade de saberes e promove o diálogo entre eles. A coordenadora do evento também informou que houve 1.200 inscrições e que a SCT conta com o apoio de 230 estudantes voluntários e 38 parceiros sociais inscritos.

"A Semana de Ciência e Tecnologia é o momento de democratizar o conhecimento numa perspectiva de inclusão libertadora e emancipatória. Por isso, temos orgulho desse modelo de Educação que fazemos no IFPB", ressaltou o diretor geral do Campus João Pessoa, professor Neilor.

O professor Cícero Nicácio destacou que o evento tem o caráter de divulgar a produção de conhecimento. "Essa instituição só existe por causa do saber que transforma, emancipa e liberta. E nosso país só vai prosperar se tiver uma educação transformadora", finalizou o reitor.

A conferência de abertura ministrada pelo professor Marco Antônio Almeida Llarena que falou sobre o tema da SCT "Ciência e Tecnologia alimentando a Educação: Interface de Saberes". O docente lembrou que a construção do desenvolvimento sustentável do país passa pela Educação Pública de qualidade.

Em vários ambientes do campus aconteciam simultaneamente palestras, oficinas, miniscursos e mostra de trabalhos. Dentre as novidades desta edição, a SCT está apresentando pela primeira vez o Workshop de Inovação, Vitrine de Profissões, a Feira de Troca de Livros e a Feira de Empreendimentos Solidários.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa