Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > XI SCT: Nove oficinas foram ministradas no 1º dia do evento

Noticia

XI SCT: Nove oficinas foram ministradas no 1º dia do evento

Diferentes temas movimentaram a tarde desta quarta-feira (23)
por publicado: 23/11/2016 18h31 última modificação: 23/11/2016 18h31

Artes, Energias Renováveis, Sustentabilidade, Negócios, Cultura foram alguns dos temas das nove Oficinas programadas para a tarde do primeiro dia da XI Semana de Ciência e Tecnologia do Campus João Pessoa. A atividade aconteceu em várias salas ao mesmo tempo, no horário das 14h às 18h.

Uma das oficinas que chamou a atenção foi a ministrada pela professora Keliana Dantas, intitulada "Biocosméticos: Saúde e Sustentabilidade". A docente alertou sobre o perigo de substâncias que são utilizadas na fabricação de cosméticos, desde o batom até creme dental, e são danosas à saúde.

"O chumbo é um metal pesado que está presente em alguns cosméticos e está relacionado a doenças neurológicas", disse Keliana. Ela também levantou a questão importante sobre a indústria da beleza, que é a utilização de animais em teste de produtos, que muitas vezes mutila, traumatiza e até mata centenas de animais.

Além de metais pesados como o chumbo, outras substâncias como Alpha Hydroxy Acidos (AHAs), Ftalatos, Formaldeido, Parabeno, MEA, DEA, TEA, Tolueno, Alluminium e Fluór também são nocivas. Esses elementos estão presentes em xampus, hidratantes, protetor solar, creme para barbear e dental, esmalte e cremes para rugas. Alguns podem causar infertilidade e ter efeitos carcinogênico, tóxicos ou cancerígenos.

Durante a oficina, Keliana também esclareceu que algumas destas substâncias podem atuar como desreguladores endócrinos, interferindo no sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a produção de hormônios e, assim, causando dano ao organismo. Sobre o efeito carcinogênico ela explicou que ele é cumulativo e provoca a duplicação de células anormais, que podem gerar tumores benignos ou malignos.

Mas, segundo a docente, há alternativas para fugir desses produtos e preservar a saúde. "O ideal é procurar empresas que trabalham realmente com produtos orgânicos ou fabricar biocosméticos em casa", afirmou. Para produzir biocosmético normalmente, ela  utiliza óleos essenciais (extratos de flores, sementes e caules), óleos vegetais (como os de côco, soja, girassol e azeite) e outros ingredientes. Keliana lembrou, ainda, que além da higiene e estética, os biocosméticos também têm função terapêutica, alguns são calmantes, relaxantes, antibactericidas, etc.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: